ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA NOS ASSENTAMENTOS RURAIS DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA – PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e420213-32

Palavras-chave:

Unidades Familiares de Produção. Produções sustentáveis. Sudeste Paraense. Indicadores de sustentabilidade.

Resumo

Os modos de vida e produtivos dos pequenos produtores com relação ao desenvolvimento rural no campo, como é o caso das Unidades Familiares de Produção (UFP) no município de Conceição do Araguaia/Pará, podem tornar-se reflexo direto das condições de sustentabilidade evidenciados por suas formas organizativas, por seus meios e técnicas de produção. O presente artigo analisa as condições de sustentabilidade nos assentamentos rurais do município de Conceição do Araguaia/Pará manifestadas nas produções agropecuárias focado na dimensão ambiental das Unidades Familiares de Produção UFP em dois Assentamentos da reforma agrária no mesmo município, no sudeste paraense, às margens do rio Araguaia. O método utilizado foi o exploratório, com abordagem qualitativa e de coleta de dados por meio de entrevistas, diários de campo e registros fotográficos. Foram investigadas as práticas conservacionistas, a paisagem da propriedade e a diversidade da produção dos assentamentos rurais, identificando os manejos implementados, os impactos ambientais da produção com relação à sustentabilidade.
Os resultados dos indicadores e atributos de sustentabilidade evidenciaram a fragilidade ambiental nos assentamentos, o que poderá comprometer a fixação destas famílias nas UFP e a longevidade da atividade agropecuária promovida pelos produtores no aproveitamento dos recursos naturais com sustentabilidade.

Biografia do Autor

Rafael Miranda Arraz, Universidade Federal do Tocantins

Instituto Federal do Pará

Elineide Eugênio Marques, Universidade Federal do Tocantins

Professora Doutora do Programa de Pós Graduação em Ciências do Ambiente/Universidade Federal do Tocantins.

Luis Fernando da Silva Laroque, Universidade do Vale do Taquari

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento/Universidade do Vale do Taquari, Lajeado/RS.

Julia Elisabete Barden, Universidade do Vale do Taquari

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento/Universidade do Vale do Taquari – Univates, Lajeado/RS.

Downloads

Publicado

2021-12-14

Edição

Seção

Artigos