O QUE DIZEM AS PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE OS IMPACTOS DAS HIDRELÉTRICAS NA PESCA ARTESANAL?

Autores

  • Ellen Silvia Amaral Figueiredo Universidade Federal do Tocantins PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO AMBIENTE
  • Elineide Eugênio Marques Universidade Federal do Tocantins
  • Max Portuguez Obeso Instituto Federal do Tocantins
  • Samuel da Silva Costa Instituto Federal do Piauí
  • Simone Ferreira de Athayde Universidade da Flórida

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e22019428-451

Palavras-chave:

pesca de pequena escala, barragens hidrelétricas, abordagem interdisciplinar

Resumo

As barragens hidrelétricas ameaçam um terço da diversidade ictiofaunística de importantes bacias hidrográficas mundiais, podendo afetar milhares de pessoas que dependem da pesca para sua sobrevivência. Considerando a relevância da pesquisa acadêmica para a gestão sustentável dos recursos pesqueiros sob impacto antrópico, o presente trabalho avalia o potencial do conhecimento científico disponível para embasar tomadas de decisão. Por meio de revisão sistemática, foram analisados 110 artigos, em maior parte publicados em inglês (90%), difusos em 56 revistas científicas, pouco acessíveis aos tomadores de decisão. Dos 93 reservatórios estudados nos papers, cinco deles estão no Brasil e na África, representando 32% dos estudos. Os métodos mais utilizados nas pesquisas foram survey (51%) e revisão (20%), com predominância da abordagem quantitativa (71%). Os efeitos negativos dos reservatórios sobre a pesca e os peixes foi tema central de maior parte dos estudos. Cerca de 52% focaram exclusivamente na pesca, abordando características gerais da atividade e volumes de produção. Estudos sobre perfil dos pescadores apareceram em seguida, com poucos estudos sobre aspectos socioeconômicos. Os aspectos biofísicos dos peixes foram tema dos 48% dos artigos. De modo geral, a revisão sistemática revelou estudos pontuais, de curto prazo, descontínuos, com enfoque disciplinar e voltados às ciências biofísicas, sendo pouco efetivos para orientar tomadas de decisão. Assim, recomenda-se a ampliação dos estudos no âmbito social e econômico, assim como a aplicação de ferramentas interdisciplinares, que atendam a complexidade do tema para efetivamente embasarem tomadas de decisão com vistas a sustentabilidade da pesca em ambientes barrados por hidrelétricas.

Biografia do Autor

  • Ellen Silvia Amaral Figueiredo, Universidade Federal do Tocantins PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO AMBIENTE
    Doutoranda do curso de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Tocantins, fez estágio do doutorado no Tropical, Conservation and Development department, da Universidade da Flórida. Graduou-se em Biologia pela Católica de Goiás e fez mestrado em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, na Universidade Federal do Pará.
  • Elineide Eugênio Marques, Universidade Federal do Tocantins
    Bióloga, professora doutora da Universidade Federal do Tocantins, departamento de Biologia e Pós-Graduação em Ciências do Ambiente.
  • Max Portuguez Obeso, Instituto Federal do Tocantins
    Bacharel em Engenharia Industrial Elétrica, mestre, professor do Instituto Federal do Tocantins
  • Samuel da Silva Costa, Instituto Federal do Piauí
    bacharel em Ciências da Computação, mestre, professor do Instituto Federal do Piauí.
  • Simone Ferreira de Athayde, Universidade da Flórida
    Antropóloga, doutora, professora do Programa de Conservação e Desenvolvimento Tropical do Centro de Estudos Latinoamericanos da Universidade da Flórida.

Downloads

Publicado

2019-06-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O QUE DIZEM AS PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE OS IMPACTOS DAS HIDRELÉTRICAS NA PESCA ARTESANAL?. (2019). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 8(2), 428-451. https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e22019428-451

Artigos Semelhantes

1-10 de 1254

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.