ORIENTAÇÃO SOLAR E GANHO TÉRMICO DAS FACHADAS EM DIFERENTES TIPOS DE TEMPO NA CIDADE DE PALMAS - TO: EPISÓDIOS DE VERÃO E DE INVERNO
DOI:
https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e3202203-23Palavras-chave:
Arquitetura. Clima. Conforto térmico. Eficiência Energética.Resumo
Considerando a tendência à verticalização das edificações em Palmas, Tocantins, esse artigo relata a investigação da influência da orientação solar e dos tipos de tempo atmosférico sobre o ganho térmico em fachadas de um edifício residencial na cidade. Para tanto, foram empregados procedimentos de verificação de insolação, sombreamento, temperatura e ganho térmico nas principais fachadas dessa edificação, alinhados ao acompanhamento dos tipos de tempos presentes em episódios de verão e de inverno. Os resultados demonstram que o ganho térmico na fachada, que influencia no conforto térmico na edificação e no consumo de energia elétrica, pode sofrer variações conforme a época do ano, os tipos de tempo atmosférico e em especial conforme a nebulosidade existente. Os padrões exibidos nesse estudo são mais complexos e contrariam a lógica de que a fachada oeste é sempre a mais desfavorável sob o ponto de vista do calor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.