ASSOCIAÇÃO ENTRE INDICADORES SOCIOECONÔMICOS E AMBIENTAIS E A DESTINAÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DOS MUNICÍPIOS DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.59306/rgsa.v13e12024e9317Palavras-chave:
Gestão ambiental, Regressão logística, Saneamento básicoResumo
A sociedade produz vários tipos de resíduos que podem desencadear diversos tipos de impactos ao meio ambiente, como a proliferação de doenças, quando não tratados e destinados corretamente. Nesse contexto, o objetivo do trabalho foi avaliar a associação entre indicadores socioeconômicos (PIB, IDHM e o tamanho da população) e o PMGIRS, com a destinação final dada aos RSU nos municípios mineiros. A metodologia utilizada no trabalho foi segregação e cruzamento dos dadosprovenientes dos sites do IBGE e FEAM, por categorias entre a destinação final dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) com os indicadores socioeconômicos (PIB e IDH), o tamanho da população e a existência dos Planos Municipais de Gerenciamento Integrado de Resíduo Sólido (PMGIRS) no estado de Minas Gerais. Constatou-se uma associação entre IDHM e destinação final do RSU, nos anos de 2015 e 2016, explicado pela educação, longevidade e renda. O PMGIRS e o PIB não demonstraram associação com a destinação final dos RSU nos anos 2012, 2015 e 2016, justificado, possivelmente, pela falta do conhecimento técnico em sua elaboração e implementação. Conclui-se que a destinação final dos RSU não está associada somente as questões políticas e econômicas, mas depende da escolaridade, do interesse, da participação e da conscientização da população.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.