USO DE NOVAS TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PROL DA GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS EM BELO HORIZONTE/MG (VEM RECICLAR)

Autores

  • Luís Carlos de Oliveira Souza UNIBH
  • Camila Moreira de Assis UFMG

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e020201021-1039

Palavras-chave:

Resíduos Sólidos. Reciclagem. Tecnologia. Aplicativos (app).

Resumo

O crescimento populacional no município de Belo Horizonte/MG desencadeia um incremento na geração de resíduos sólidos, dos quais uma parcela terá potencial de reciclagem, o que torna a educação ambiental ainda mais fundamental como prática social de conscientização. Por sua vez, os aplicativos (app) são ferramentas que visam à propagação de informações, possibilitando sensibilizar e difundir informações acerca de meio ambiente e resíduos sólidos. Justificado por tal cenário, o presente estudo visa a conscientizar a população acerca dos impactos ambientais da destinação incorreta de resíduos sólidos, utilizando apps como propulsores de informação. O estudo consistiu na elaboração conceitual de um aplicativo que, por meio de base de dados contendo todos os pontos de coleta de resíduos sólidos em Belo Horizonte/MG, permite aos usuários obterem informações acerca dos locais de descarte disponíveis e acessarem conteúdos, conceitos e informações acerca da temática resíduos sólidos. Dessa forma, considerou-se que o aplicativo é ferramenta de sensibilização e educação ambiental que trará benefícios tanto para o setor privado quanto para o setor público, como a redução do volume de resíduos destinados ao aterro sanitário e demais benefícios desencadeados pelo incentivo à prática da reciclagem.

 

Biografia do Autor

  • Luís Carlos de Oliveira Souza, UNIBH

     

    [1] Engenheiro Ambiental. Formado no Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH. Belo Horizonte, MG. 

  • Camila Moreira de Assis, UFMG

    Bióloga pela UFV, Mestre e Doutora pela DESA/UFMG. Professora Substituta da UFMG/DESA. [email protected]

Downloads

Publicado

2020-05-29

Como Citar

USO DE NOVAS TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PROL DA GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS EM BELO HORIZONTE/MG (VEM RECICLAR). (2020). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 9, 1021-1039. https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e020201021-1039

Artigos Semelhantes

1-10 de 644

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.