APRENDENDO COM A NATUREZA: UMA REVISÃO SOBRE NATURE-BASED SOLUTIONS (NBS)

Autores

  • Paula Nogueira Rodrigues Universidade Federal de Lavras
  • Valderí de Castro Alcântara Universidade do Estado de Minas Gerais - campus Cláudio
  • Érica Aline Ferreira Silva Yamamoto Universidade Federal de Lavras
  • Alyce Cardoso Campos Universidade Federal de Lavras
  • Ananda Silveira Bacelar Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e12021417-436

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Soluções Sustentáveis, Bibliometria

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever como se configura o campo de pesquisas científicas sobre Nature-Based Solutions (NBS). Este trabalho é uma revisão bibliométrica de literatura. A revisão bibliométrica utiliza dados quantitativos para analisar a produção bibliográfica sobre um determinado tema e ajuda os pesquisadores a encontrarem trabalhos relevantes, concentrações de pesquisas e temas em que os estudos estão focados, países proeminentes na área de pesquisa, palavras-chave e autores mais citados, obras mais referenciadas, entre outros aspectos. No que tange aos procedimentos metodológicos, utilizamos a proposta de sistematização de Prado et al. (2016). Concluímos que as pesquisas sobre NBS ainda são incipientes, mas que apresentaram crescimento nos últimos anos. Os estudos destacam a possibilidade de aplicação em diferentes áreas como crise hídrica, agricultura, infraestrutura verde e mudanças climáticas. No final, destacamos a pertinência de pesquisas no Campo de Públicas e de Ciências Administrativas sobre soluções baseadas na natureza e as possibilidades do desenvolvimento de políticas públicas a partir desta ótica. Enfim, desenvolver a NBS é ter em mente que a própria natureza é a solução para os problemas.

Biografia do Autor

Paula Nogueira Rodrigues, Universidade Federal de Lavras

Atualmente trabalha na área de Logística no setor privado em Lavras - MG. Graduada em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). 

Valderí de Castro Alcântara, Universidade do Estado de Minas Gerais - campus Cláudio

Atualmente é professor e coordenador do curso de Administração da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Cláudio. Doutor e mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e graduado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) - campus de Rio Paranaíba.

Érica Aline Ferreira Silva Yamamoto, Universidade Federal de Lavras

Atualmente doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), mestre em Administração e graduada em Administração Pública também pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Alyce Cardoso Campos, Universidade Federal de Lavras

Atualmente doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), mestre em Administração também pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e graduada em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora – campus Governador Valadares (UFJF-GV).

Ananda Silveira Bacelar, Universidade Federal de Lavras

Atualmente mestranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e graduada em Administração pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Downloads

Publicado

2021-05-31

Edição

Seção

Resenhas e pesquisa de campo