REUSO DA ÁGUA: UMA REVISÃO DO PONTO DE VISTA LEGAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e12021470-485

Palavras-chave:

Gestão, Água Pluvial, Legislação

Resumo

A distribuição da água em um determinado território nem sempre condiz com a disposição demográfica. Diversos fatores contribuem para essas diferenças, apesar do homem procurar se estabelecer em locais próximos às fontes de água ou em lugares que ao menos forneçam o mínimo para o seu consumo. Por diversas circunstâncias, entre elas, a poluição ambiental, há uma maior necessidade de investigação, e desta forma, recorre-se a meios alternativos para solucionar ou mitigar os danos causados aos recursos naturais, principalmente aos recursos hídricos. A este último, apresentam-se como alternativas o reuso da água do esgoto e o aproveitamento das águas pluviais após o devido tratamento para a finalidade a qual se destina.  Com base nesses sistemas e por meio de pesquisa exploratória, utilizando materiais bibliográficos e documentais, é possível descrever a viabilidade ambiental e a relevância de pequenas atitudes que podem proporcionar benefícios ao meio ambiente e a população. Desta forma, este trabalho objetiva demonstrar o quão importantes e eficientes são as medidas previstas na legislação para a diminuição da poluição ambiental e o consequente aumento da preservação hídrica.

Biografia do Autor

Juliana Maria Florindo Rytchyskyi, Centro Universitário Cesmac

Graduanda em Engenharia Civil, pelo Centro Universitário Cesmac.

Carlos André Silvestre Medeiros de Almeida, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduado em Engenharia Civil (2016), Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento (2020), pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Matheus Barbosa Moreira Cedrim, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduado em Engenharia Civil pelo Centro Universitário CESMAC (2016). Mestre em Engenharia Civil pelo PPGEC (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) (2019). Doutorando em Engenharia Civil, pela Universidade Federal de Alagoas.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Edição

Seção

Monografias