PAVIMENTO PERMEÁVEL: UMA SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL PARA A PAVIMENTAÇÃO DE VIAS URBANAS
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e32020911-933Palavras-chave:
Pavimento Permeável. ABNT NBR 16.416/2015. Projeto Viário. Drenagem UrbanaResumo
As medidas compensatórias de drenagem, como pavimentos permeáveis, vêm sendo introduzidas como soluções para os problemas de alagamentos em diversos países. Este estudo tem como objetivo fornecer elementos de projeto para vias em pavimento permeável, como alternativa técnica sustentável viável, por meio das diretrizes da ABNT NBR 16.416/2015. O estudo comparou os projetos viários em pavimento intertravado convencional com o pavimento permeável em blocos porosos em um empreendimento viário localizado no bairro Barra do Jucu no município de Vila Velha - ES. Ainda foi analisada a influência do pavimento permeável na drenagem em relação ao pavimento convencional e comparou-se seus custos para implantação. O estudo indicou que o pavimento permeável em blocos porosos influencia em uma diminuição nas quantidades dos dispositivos de drenagem e ocasionou a redução dos diâmetros dos bueiros, acarretando em menor profundidade de deságue da rede. Quanto aos resultados da análise comparativa dos custos entre os diferentes tipos de pavimentos estudados, verificou-se que apesar dos custos de pavi
As medidas compensatórias de drenagem, como pavimentos permeáveis, vêm sendo introduzidas como soluções para os problemas de alagamentos em diversos países. Este estudo tem como objetivo fornecer elementos de projeto para vias em pavimento permeável, como alternativa técnica sustentável viável, por meio das diretrizes da ABNT NBR 16.416/2015. O estudo comparou os projetos viários em pavimento intertravado convencional com o pavimento permeável em blocos porosos em um empreendimento viário localizado no bairro Barra do Jucu no município de Vila Velha - ES. Ainda foi analisada a influência do pavimento permeável na drenagem em relação ao pavimento convencional e comparou-se seus custos para implantação. O estudo indicou que o pavimento permeável em blocos porosos influencia em uma diminuição nas quantidades dos dispositivos de drenagem e ocasionou a redução dos diâmetros dos bueiros, acarretando em menor profundidade de deságue da rede. Quanto aos resultados da análise comparativa dos custos entre os diferentes tipos de pavimentos estudados, verificou-se que apesar dos custos de pavimentação em blocos porosos ser 27,30% superior aos custos em relação à pavimentação em blocos de concreto convencionais, os custos com drenagem tiveram decréscimo de 30,94%, resultando em custos para implantação do empreendimento em blocos porosos em 3,74% maiores, em relação ao bloco de concreto convencional. Verificou-se, portanto, no caso estudado que o acréscimo nos custos da utilização do pavimento permeável pode ser compensado pela redução nos gastos com o sistema de drenagem podendo-se afirmar que os custos finais do empreendimento viário entre as duas soluções são similares, porém com a solução em pavimento permeável apresentando ganhos ambientais.
mentação em blocos porosos ser 27,30% superior aos custos em relação à pavimentação em blocos de concreto convencionais, os custos com drenagem tiveram decréscimo de 30,94%, resultando em custos para implantação do empreendimento em blocos porosos em 3,74% maiores, em relação ao bloco de concreto convencional. Verificou-se, portanto, no caso estudado que o acréscimo nos custos da utilização do pavimento permeável pode ser compensado pela redução nos gastos com o sistema de drenagem podendo-se afirmar que os custos finais do empreendimento viário entre as duas soluções são similares, porém com a solução em pavimento permeável apresentando ganhos ambientais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.