INFLUÊNCIA DE DETERMINANTES SOCIOECONÔMICOS, AMBIENTAIS E DEMOGRÁFICOS NA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA DENGUE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e22020414-432

Palabras clave:

Autocorrelação espacial, Índice de Moran, Anápolis

Resumen

A dengue e suas variantes tornaram-se grande problema de saúde pública em âmbito internacional. Como a complexidade da distribuição da dengue está intimamente relacionada com as características ecológicas do ambiente, os Sistemas de Informações Geográficas (SIG’s) mostram-se como importante ferramenta na operacionalização da prevenção e do combate à doença. Com isso, objetivou-se correlacionar espacialmente os casos de dengue notificados com os fatores socioeconômicos, ambientais e demográficos a partir dos índices de Moran Global (I) e Local (LISA), aplicado através do software Geoda, a fim de identificar o perfil de áreas com maior probabilidade de manifestação da dengue para subsidiar ações de prevenção, controle e aplicação de recursos. Foram encontrados baixos valores de autocorrelação espacial bivariada (-0,2177 a 0,1023), entretanto, as análises dos mapas Moran LISA apresentaram padrões de distribuição espacial em forma de aglomerados para as variáveis renda média por domicílio, percentual de domicílios com abastecimento de água, com coleta de lixo regular e ocupação horizontal.

Biografía del autor/a

  • Diego Fonseca dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)
    Engenheiro Ambiental, Escola de Engenharia.
  • Thiago Augusto Mendes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Câmpus Aparecida de Goiânia e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)

    Doutor em Geotecnia pela UnB.

  • Pedro Augusto Gonzaga Moreira, Universidade Federal de Goiás (UFG)
    Mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da UFG.

Publicado

2020-07-17

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

INFLUÊNCIA DE DETERMINANTES SOCIOECONÔMICOS, AMBIENTAIS E DEMOGRÁFICOS NA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA DENGUE. (2020). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 9(2), 414-432. https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e22020414-432

Artículos similares

1-10 de 1249

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.