UTILIZAÇÃO DE ANAEROBIC SLUDGE BLANKET REACTOR (UASB) EM INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA COMO ALTERNATIVA PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES EM ÁREAS DESPROVIDAS DE REDES COLETORAS DE ESGOTOS

Autores

  • Guilherme de Melo Carvalho Flamboyant Ambiental
  • Thiago Augusto Mendes PUC-GO; IFG-GO
  • Anna Luiza Garção Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Antonio Pasqualetto PUC-GO; IFG-GO

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e12017125-142

Palavras-chave:

Esgoto sanitário, Tratamento de efluentes, Anaerobic Sludge Blanket Reactor 1. INTRODUÇÃO

Resumo

O uso de tecnologias capazes de suprir demandas com baixos investimentos têm sido uma das preocupações centrais da comunidade científica. Porém, avaliar a eficiência dessas alternativas é etapa fundamental do processo de aceitação para a área de saneamento básico. Desta forma, esta investigação avaliou a eficiência de reator Anaerobic Sludge Blanket Reactor (UASB), com filtro biológico de politereftalato de etileno (PET) modificado por rotomoldagem já instalado em indústria alimentícia no município de Senador Canedo, Goiás. Utilizou-se as metodologias propostas por APHA (2002) determinação dos parâmetros de demanda química de oxigênio (DQO), demanda bioquímica de oxigênio (DBO5), potencial hidrogeniônico (pH), turbidez, sólidos totais e coliformes totais. Obteve-se em média 73,25% de remoção de DBO5 a 20ºC e 67,25% de remoção de turbidez, valores considerados satisfatórios atendendo ao solicitado em normal brasileira ambiental (CONAMA 430/2011).

Biografia do Autor

  • Guilherme de Melo Carvalho, Flamboyant Ambiental
    Engenheiro Ambiental especialista em Sistemas de Esgotamento Sanitário In Company SANEAGO
  • Thiago Augusto Mendes, PUC-GO; IFG-GO
    Engenheiro Ambiental, Professor - PUC-GO; IFG-GO
  • Anna Luiza Garção, Pontifícia Universidade Católica de Goiás
    Geóloga pela Universidade Federal de Mato Grosso, Mestranda em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da PUC-GO, bolsista CAPES; Professora Auxiliar da Disciplina de Geologia para turma de Engenharia Ambiental.
  • Antonio Pasqualetto, PUC-GO; IFG-GO
    Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria (1991), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1994) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1999). Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC Goiás coordenando o curso de Engenharia Ambiental entre 2007 e 2012. Professor da área de meio ambiente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, onde foi Coordenador entre 2005 a 2011. Consultor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI Goiás. Criador e Coordenador da especialização em perícia ambiental - PUC Goiás até 2009. Coordenador do Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial - PUC Goiás 2012-Atual e professor do Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas. PUC Goiás. Representante nos Comitês de Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte 2003-2009 e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba 2009-2012. Conselheiro da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES-GO e da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de Goiás - AEAGO. Membro titular do Conselho Estadual de Recursos Hídricos 2010-atual. Representante do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras - CRUB na Câmara Técnica Federal de Compensação Ambiental no Ministério do Meio Ambiente - MMA. Tem experiência na área de Agronomia e Engenharia Sanitária e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: saneamento, gestão, planejamento, impacto, tecnologia e educação ambiental, gestão e planejamento urbano e rural; políticas públicas; desenvolvimento regional.

Downloads

Publicado

2017-05-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

UTILIZAÇÃO DE ANAEROBIC SLUDGE BLANKET REACTOR (UASB) EM INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA COMO ALTERNATIVA PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES EM ÁREAS DESPROVIDAS DE REDES COLETORAS DE ESGOTOS. (2017). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 6(1), 125-142. https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e12017125-142

Artigos Semelhantes

1-10 de 1257

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.