BIODIGESTOR CASEIRO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS

Autores

  • Amanda da Silva Barbosa Cartaxo Universidade Estadual da Paraíba
  • Valderi Duarte Leite Universidade Estadual da Paraíba
  • Maria Virginia Conceição Albuquerque Universidade Estadual da Paraíba
  • Wilton Silva Lopes Universidade Estadual da Paraíba
  • Mailson Augusto Almeida Cartaxo Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e22020214-230

Palavras-chave:

Biodigestor anaeróbio, Educação ambiental, Resíduos sólidos orgânicos

Resumo

Uma das formas de inserção da Educação Ambiental no ambiente escolar é através da construção do biodigestor anaeróbio que pode ser aplicada como metodologia, devido seu baixo custo, fácil aplicabilidade e vantagens ao meio ambiente. Esta pesquisa teve como objetivo utilizar um biodigestor anaeróbio caseiro como ferramenta metodólogica para o ensino de educação ambiental na escola. A pesquisa foi realizada de agosto a novembro de 2018, tendo como público alvo alunos da 2o série do ensino médio de uma escola da rede particular de ensino. A metodologia utilizada foi à participativa, onde todos os alunos contribuíram com suas experiências, opiniões e dúvidas, auxiliando na construção de um biodigestor em forma de oficina teórico-prática. Os resultados indicaram que o biodigestor caseiro é de grande importância nas escolas, os estudantes se sensibilizam com a temática de geração de resíduos sólidos orgânicos e seu destino de maneira incorreta. Os estudantes identificaram fenômenos físicos, químicos e biológicos que ocorrem no processo de biodigestão anaeróbia, evidenciando o papel multidisciplinar apresentado pelo biodigestor, mostrando-se como excelente ferramenta metodológica para compreensão da educação ambiental. 


Biografia do Autor

  • Amanda da Silva Barbosa Cartaxo, Universidade Estadual da Paraíba
    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (2014). Especialista em Etnobiologia (2016). Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental (2018). Dutoranda em Engenharia Ambiental pela UEPB.
  • Valderi Duarte Leite, Universidade Estadual da Paraíba
    Doutor em Hidráulica e Saneamento pela EESC/USP (1997). Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1986). Graduado em Engenharia Química pela UFPB (1980). Atualmente é professor titular do departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental e do programa de Pós- Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
  • Maria Virginia Conceição Albuquerque, Universidade Estadual da Paraíba
    Doutoranda em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela UEPB (2017). Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER (2016). Graduada em Ciências Biológicas pela UEPB (2012).
  • Wilton Silva Lopes, Universidade Estadual da Paraíba
    Doutor em Química pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPB (2000). Graduado em Química Industrial pela Universidade Estadual da Paraíba (1998). Atualmente é professor titular do departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental e do programa de Pós- Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da UEPB.
  • Mailson Augusto Almeida Cartaxo, Universidade Federal de Campina Grande
    Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Downloads

Publicado

2020-07-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BIODIGESTOR CASEIRO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS. (2020). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 9(2), 214-230. https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e22020214-230

Artigos Semelhantes

1-10 de 1074

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)