BIODIGESTOR CASEIRO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e22020214-230Palavras-chave:
Biodigestor anaeróbio, Educação ambiental, Resíduos sólidos orgânicosResumo
Uma das formas de inserção da Educação Ambiental no ambiente escolar é através da construção do biodigestor anaeróbio que pode ser aplicada como metodologia, devido seu baixo custo, fácil aplicabilidade e vantagens ao meio ambiente. Esta pesquisa teve como objetivo utilizar um biodigestor anaeróbio caseiro como ferramenta metodólogica para o ensino de educação ambiental na escola. A pesquisa foi realizada de agosto a novembro de 2018, tendo como público alvo alunos da 2o série do ensino médio de uma escola da rede particular de ensino. A metodologia utilizada foi à participativa, onde todos os alunos contribuíram com suas experiências, opiniões e dúvidas, auxiliando na construção de um biodigestor em forma de oficina teórico-prática. Os resultados indicaram que o biodigestor caseiro é de grande importância nas escolas, os estudantes se sensibilizam com a temática de geração de resíduos sólidos orgânicos e seu destino de maneira incorreta. Os estudantes identificaram fenômenos físicos, químicos e biológicos que ocorrem no processo de biodigestão anaeróbia, evidenciando o papel multidisciplinar apresentado pelo biodigestor, mostrando-se como excelente ferramenta metodológica para compreensão da educação ambiental.
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