PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE AEROPORTUÁRIA SOBRE A FAUNA DO AEROPORTO DE PALMAS/TO: A RELAÇÃO AEROPORTO-FAUNA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e22020498-523

Palavras-chave:

Aviação, Impacto, Animais Selvagens, Conservação.

Resumo

Aeroportos modificam o meio ambiente, transformando o habitat, de natural à antrópico, impactando na fauna. A fauna presente em aeroportos é um risco à aviação, devido às possibilidades de colisão com aeronaves, portanto precisa-se harmonizar essa relação, buscando a segurança da vida humana e da fauna. O aeroporto de Palmas/TO foi escolhido para esse estudo por possuir uma das maiores áreas verdes aeroportuárias do Brasil, na qual habitam muitas espécies. Neste cenário, foi analisada a percepção da comunidade aeroportuária relativa à fauna local, sendo adotados procedimentos metodológicos descritivo, bibliográfico e documental, pesquisas qualitativa e quantitativa, por meio de aplicação de questionário junto à comunidade aeroportuária, entre 2017 e 2018. Pode-se inferir que a percepção da comunidade reflete os conflitos existentes entre o homem e a natureza, pois apesar de demonstrar certa consciência para a importância da fauna, há ainda carência de conhecimento e atitude para conservá-la.

Biografia do Autor

  • Mariana Carla de Almeida, Universidade Federal do Tocantins-UFT
    Bacharel em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Luterano de Palmas- 2004. Especialização - MBA Executivo Internacional em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas/FGV (RJ) e Ohio University (EUA) - 2006. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília/UNB - 2009. Doutoranda em Ciências do Ambiente - CIAMB/UFT – 2015 a 2019. Atualmente é concursada federal em duas instituições: Universidade Federal do Tocantins - UFT e Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - INFRAERO. Exerce as seguintes funções: de professora da UFT no curso de Administração, nas áreas de Gestão Ambiental, Logística e Serviços desde 2013, de administradora na INFRAERO nas áreas de educação corporativa, recursos humanos, finanças, compras e contratos desde 2011; e de professora pesquisadora/conteudista da Universidade Aberta do Brasil –UAB desde 2013. Atuou como coordenadora do núcleo de capacitação empresarial da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins/FIETO e coordenadora local dos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas/FGV no estado do Tocantins entre 2004 e 2007. Foi coordenadora e professora do curso de Administração na modalidade EaD da Fundação Universidade do Tocantins/Unitins entre 2007 a 2014. Atuou como coordenadora de cursos de pós-graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Projetos da Unitins entre 2011 e 2012. Foi coordenadora do curso de Administração Pública da UAB/UNITINS em 2012. Foi tutora à distância no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/IFTO entre 2010 e 2011. Atuou como professora do Curso de Administração nas Faculdades Objetivo (2010 – 2011).
  • Carla Simone Seibert, Universidade Federal do Tocantins - UFT
    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Tocantins (1997), mestrado e doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo - USP (1998 / 2005) e pós-doutorado no Laboratório de Biofísica e Bioquímica do Instituto Butantan - SP (2005 / 2007).É professora no programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente - UFT Palmas, onde realiza trabalhos voltados para a Saúde da População. É professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) desde 2008, atuando nas modalidades de Licenciatura e Bacharelado do Curso de Ciências Biológicas no Campus de Porto Nacional, onde trabalha com alunos nas duas áreas de formação. Ministrou disciplinas para as turmas de Licenciatura em Biologia do Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR) e foi coordenadora do subprojeto da Biologia, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência da UFT (2014 a 2018).
  • Francisco Lopes dos Reis, Universidade Federal do Tocantins - UFT
    Graduado em Administração pela Universidade Federal do Tocantins-UFT. Coordenador da área de Segurança Aeroportuária do Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues em Palmas-TO.

Downloads

Publicado

2020-07-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE AEROPORTUÁRIA SOBRE A FAUNA DO AEROPORTO DE PALMAS/TO: A RELAÇÃO AEROPORTO-FAUNA. (2020). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 9(2), 498-523. https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e22020498-523

Artigos Semelhantes

1-10 de 327

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.