DIAGNÓSTICO GEOAMBIENTAL DA PAISAGEM DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ACARÁ, AMAZÔNIA ORIENTAL

Autores

  • Filipe Gomes Dias Universidade Federal do Pará
  • Aline Maria Meiguins de Lima Universidade Federal do Pará
  • Edson Vicente da Silva
  • Hyago Elias Nascimento Souza

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e32020320-342

Palavras-chave:

Potencialidades. Limitações. Recomendações. Planejamento. Rio Acará

Resumo

A compreensão integrada da paisagem permite identificar as potencialidades e limitações das diferentes unidades geoambientais associadas a dinâmica do território. O presente trabalho objetivou realizar a avaliação geoambiental da paisagem componente da bacia hidrográfica do rio Acará, Amazônia Oriental, propondo ações de planejamento e gestão ambiental. O método adotou o levantamento de dados secundários (cartográficos, socioeconômicos), elaboração de cartas temáticas específicas e a sistematização integrada para identificação das unidades geoambientais. Os resultados demostraram que as diferentes unidades geoambientais apresentam impactos socioambientais em comum como saneamento ambiental precário e a degradação da cobertura florestal, principalmente as matas ciliares, por diferentes atividades econômicas, sobretudo a pecuária e a expansão do monocultivo de dendê. A partir disso, foi proposto recomendações que visa estabelecer condições ambientalmente sustentáveis.

Biografia do Autor

  • Filipe Gomes Dias, Universidade Federal do Pará
    Geógrafo, Mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Universidade Federal do Pará.
  • Aline Maria Meiguins de Lima, Universidade Federal do Pará
    Geóloga, Doutora em Desenvolvimento Sustentável, Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Universidade Federal do Pará.
  • Edson Vicente da Silva
    Geógrafo, Doutor em Geografia, Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Ceará.
  • Hyago Elias Nascimento Souza
    Engenheiro Ambiental, Mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DIAGNÓSTICO GEOAMBIENTAL DA PAISAGEM DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ACARÁ, AMAZÔNIA ORIENTAL. (2020). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 9(3), 320-342. https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e32020320-342

Artigos Semelhantes

1-10 de 592

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.