INDICADORES DE USO RACIONAL DA ÁGUA EM UMA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL NA CIDADE DE RECIFE-PE

Autores

  • Simone Rosa da Silva Universidade de Pernambuco (UPE).
  • Anderson Rubens Bispo de Araújo Universidade de Pernambuco.
  • Juliana Maria McCartney da Fonseca Universidade de Pernambuco
  • Luiz Gustavo Costa Ferreira Nunes Universidade de Pernambuco.

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v7e32018381-396

Palavras-chave:

Conservação de água. Escolas públicas. Gestão da demanda hídrica.

Resumo

O artigo consiste em estabelecer indicadores de consumo de água, de vazamentos e percepção do usuário para o uso racional da água em uma escola técnica estadual da cidade de Recife, Pernambuco. A metodologia utilizada baseia-se na coleta de dados a partir da aplicação dequestionários aos usuários, cadastro de pontos de consumo de água, registro de patologias em formulários de observação e cálculo dos indicadores de consumo de água, percepção dos usuários para o uso racional e de vazamentos. Os resultados obtidos foram comparados com estudos semelhantes desenvolvidos para escolas da mesma região e de outros estados. Concluiu-se que a escola apresenta boas práticas quanto ao uso racional da água.

Biografia do Autor

Simone Rosa da Silva, Universidade de Pernambuco (UPE).

Engenheira Civil (UFRGS). Mestre em Engenharia Civil pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS. Doutora em Engenharia Civil (UFPE). Professora Adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE). E-mail: simonerosa@poli.br

Anderson Rubens Bispo de Araújo, Universidade de Pernambuco.

Universidade de Pernambuco. E-mail: andersonrba@yahoo.com.br

Juliana Maria McCartney da Fonseca, Universidade de Pernambuco

Universidade de Pernambuco E-mail: mccartney.juliana@gmail.com

Luiz Gustavo Costa Ferreira Nunes, Universidade de Pernambuco.

Universidade de Pernambuco. E-mail: l.gustavo.nunes@hotmail.com  - http://orcid.org/0000-0002-1493-1266

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Publicado

2018-10-03

Edição

Seção

Artigos