ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM PAÇO DO LUMIAR (MA) TENDO COMO REFERENCIAL A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO BRASIL

Autores

  • Christiane dos Santos Gonçalves
  • Paulo Ananias Pinheiro Polícia Militar do Maranhão
  • Nathalia Cunha Almeida Pinheiro Universidade CEUMA e Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e2201947-78

Palavras-chave:

Gestão de resíduos. Sustentabilidade. Paço do Lumiar.

Resumo

A gestão e manejo inapropriados de resíduos sólidos urbanos são muito comuns no Brasil. Esta é uma das dificuldades que o município de Paço do Lumiar, Maranhão, tem enfrentado atualmente. Em virtude disso, fez-se uma pesquisa bibliográfica e documental aliada a pesquisas de campo, objetivando compreender o andamento da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil (PNRS), Lei Federal nº 12.305 de 2010, em Paço do Lumiar nos últimos 7 anos. Neste contexto, verificou-se que o município, mesmo utilizando o sistema de gestão de resíduos sólidos convencional, possui dificuldade referente ao seu manejo e a falta de plano de gestão em conformidade com a PNRS contribui para isso. Assim, Paço do Lumiar tem dificuldade em elaborar um planejamento coerente com a realidade local e que contemple os moldes da sustentabilidade previstos na PNRS, levando-se em consideração as suas diversas dimensões. No entanto, o manejo no município passou por um processo de mudanças em decorrência das atribuições da PNRS.

Biografia do Autor

Christiane dos Santos Gonçalves

Bacharel em Engenharia Ambiental pela Universidade Ceuma (UNICEUMA), com experiência na área de Ciências Ambientais.

Paulo Ananias Pinheiro, Polícia Militar do Maranhão

Bacharel em Segurança Pública pela Universidade Estadual do Maranhão e graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Maranhão, Pós graduação em Perícia e Auditoria Ambiental pela Universidade Gama Filho, Mestrado Profissional em Ciências e Ordem Pública pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. Atualmente é Major da Polícia Militar do Estado do Maranhão e exerce suas funções no Batalhão de Polícia de Choque "Luís Fábio Siqueira Silva".

Nathalia Cunha Almeida Pinheiro, Universidade CEUMA e Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão

Mestre em Sustentabilidade de Ecossistemas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Bacharel em Engenharia Ambiental Universidade Ceuma (UNICEUMA). Professora e pesquisadora dos cursos de graduação em Engenharia Ambiental e em Gestão Ambiental da Universidade Ceuma.

Downloads

Publicado

2019-06-28

Edição

Seção

Artigos