AVALIAÇÃO DOS FATORES QUE INFLUENCIAM NO DESEMPENHO DOS ECOPONTOS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS, MARANHÃO
Palavras-chave:
Ecoponto, Destinação Ambientalmente Adequada, Descarte Irregular, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Resíduos Sólidos Urbanos.Resumo
O gerenciamento dos resíduos sólidos constitui um dos maiores desafios para os municípios brasileiros. Uma vez que envolvem investimentos elevados e quando não geridos com uma performance razoavelmente eficiente acarretam problemas como pontos de descarte irregular. Como estratégia de gestão, a administração pública do Município de São Luís instalou os Ecopontos por diversos distritos como astúcia para a destinação ambientalmente adequada dos resíduos de forma voluntária. Em virtude disso, fez-se o levantamento bibliográfico, registros institucionais e legislação vigente, associada as pesquisas de campo com o objetivo de avaliar os fatores que influenciam o desempenho dos Ecopontos. Nesse cenário, constatou-se que os pontos de descarte irregular ainda são visualizados, principalmente próximo dos Ecopontos, a base de dados é gerenciada de forma acumulativa e a distância é uma variável limitante para os usuários. Todavia o projeto coopera com a recuperação ambiental e paisagística de locais antes utilizados para descarte de resíduos sólidos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.