IDENTIFICAÇÃO DE PRODUTOS SECUNDÁRIOS DA VINIFICAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Pedro Vieira Souza Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Ângelo Antônio Macedo Leite Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e12020650-666

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Indústria. Vitivinicultura.

Resumo

A vitivinicultura é uma das mais antigas culturas do mundo. Atualmente apresenta tendência de crescimento e contínuo desenvolvimento devido ao alto índice de produção e consumo de vinho. Entretanto, apesar da forte representação econômica em diversos países inerente à atividade, esta apresenta-se como potencial poluidora, através de seus subprodutos gerados ao longo do processo industrial. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi identificar os principais subprodutos gerados em uma vinícola na região do Vale do São Francisco obtidos através do processo de industrialização do vinho. Para tanto, utilizou-se da metodologia de estudo de caso. Pôde-se concluir que o aproveitamento do resíduo gerado no processamento de vinho pode contribuir para a diminuição dos prejuízos tanto econômicos como sociais e/ou ambientais, podendo gerar novos produtos e lucratividade num subproduto normalmente desperdiçado ou utilizado como adubo e ração animal.

Biografia do Autor

  • Pedro Vieira Souza Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

    Mestre em Engenharia de Produção.

    Graduado em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e graduação adjunta no Institut Universitaire de Technologie de Blois - IUT / Université François-Rabelais (graduação sanduiche - França).

    Técnico em Eletromecânica (SENAI/PE) com ênfase em usinagem e estão da manutenção industrial.

  • Ângelo Antônio Macedo Leite, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
    Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Regional do Cariri (1999) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: PCP, APLs, Organização do Trabalho, Educação e Tecnologia.

Downloads

Publicado

2020-04-20

Edição

Seção

Estudos de Caso

Como Citar

IDENTIFICAÇÃO DE PRODUTOS SECUNDÁRIOS DA VINIFICAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO. (2020). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 9(1), 650-666. https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e12020650-666

Artigos Semelhantes

1-10 de 606

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.