A METODOLOGIA DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA (P+L): UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE CURTUME

Autores

  • Pedro Vieira Souza Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Mauríliio Arruda de Araújo Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e12020524-547

Palavras-chave:

Produção Mais Limpa. Sustentabilidade. Curtume.

Resumo

A Produção Mais Limpa (P+L) comporta-se como uma ferramenta útil para o desenvolvimento sustentável através da aplicação contínua de uma estratégia de cunho ambiental e preventiva integrada aos processos, produtos e/ou serviços, de modo a reduzir os riscos para os seres humanos e principalmente, para o meio ambiente. Assim, no ambiente industrial, diversos segmentos apresentam os mais variados níveis de impacto ambiental de acordo com aspectos particulares de cada processo. A indústria do couro é um exemplo de ramo industrial que emprega grande quantidade de insumos poluentes e geram alto risco ao meio. Portanto, este artigo visou apresentar as vantagens da utilização da P+L no processo produtivo de um curtume, por meio da identificação de oportunidades de melhoria em pontos críticos, evidenciando os possíveis ganhos econômicos e ambientais provenientes desta metodologia. Constatou-se que a aplicação da P+L é de fundamental importância para as indústrias, pois tem por objetivo a otimização da aquisição de matérias primas, água e energia elétrica, reduzindo as despesas operacionais, além de buscar soluções rentáveis para a redução da geração dos rejeitos. No caso específico dos curtumes, esta metodologia P+L é altamente indicada pelo fato de que são indústrias altamente consumidoras de água, energia elétrica, produtos químicos e enfrentam sérios problemas com a geração de efluentes.

Biografia do Autor

  • Pedro Vieira Souza Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

    Mestre em Engenharia de Produção. 

    Graduado em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e graduação adjunta no Institut Universitaire de Technologie de Blois - IUT / Université François-Rabelais (França).

    Técnico em Eletromecânica (SENAI/PE) com ênfase em usinagem e gestão da manutenção industrial.

  • Mauríliio Arruda de Araújo, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

    Professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

    Mestre em Administração e Desenvolvimento (UFRPE), possui Especialização em Auditoria e Direito Tributário pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2010), Graduação em Ciências Contábeis pela AEBV (2009), Nível Superior em Gestão Financeira pela AEBV (2005) e Graduado em Administração pela UFRPE/Sede (2017) . 

Downloads

Publicado

2020-04-20

Edição

Seção

Estudos de Caso

Como Citar

A METODOLOGIA DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA (P+L): UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE CURTUME. (2020). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 9(1), 524-547. https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e12020524-547

Artigos Semelhantes

1-10 de 886

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)