PERCEPÇÃO PÚBLICA E CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS COMO INSTRUMENTO DE APOIO PARA GESTÃO COSTEIRA – ESTUDO DE CASO EM MARTIN DE SÁ, CARAGUATATUBA, SP.
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v7e12018761-775Palavras-chave:
Resíduos sólidos. Gerenciamento costeiro. Lixo praial.Resumo
Devido à variedade de fontes, dinâmicas costeiras e dos diversos agentes envolvidos, a gestão dos resíduos sólidos em áreas costeiras se torna bastante complexa e particular. Uma forma de analisar esses cenários é estudá-los de maneira mais específica por meio de diagnósticos locais. Tais diagnósticos, por serem localizados, apresentam grande potencial como ferramentas auxiliares ao planejamento de políticas públicas e ações locais. Sendo assim, este estudo propõe uma metodologia diagnóstica baseada no levantamento de resíduos sólidos antropogênicos e na percepção pública sobre o lixo praial na Praia de Martim de Sá, Caraguatatuba-SP. Identificou-se que a distribuição dos resíduos é heterogênea, com maior acúmulo na região norte da praia. Aproximadamente 13.600 itens em 7 diferentes categorias foram coletados, a bituca de cigarro foi o resíduo mais abundante representando 44% da amostra. As demandas prioritárias da população são por ações educativas e estruturas coletoras. O uso da metodologia diagnóstica parece ter identificado características de produção e descarte de resíduos que não são consideradas pelo atual plano de gerenciamento, além disso, a identificação de potenciais pontos de ação permite o uso dessa ferramenta como forma de apoio a ações futuras de gestão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.