EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE: UM DIÁLOGO CONCEITUAL

Autores

  • Luana Mayra Nunes Conrado UFRN
  • Victor Hugo da Silva UFRN

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e32017651-665

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Interdisciplinaridade, Humanização.

Resumo

Em nosso cotidiano estamos sujeitos aos mais diversos problemas ambientais, tais como as enchentes, a produção excessiva de lixo, o desmatamento, entre outros. Acreditando na ação transformadora de uma educação mais libertária e renovadora, o presente trabalho faz um diálogo entre a Educação Ambiental e a interdisciplinaridade. O trabalho contempla a literatura referente à Educação Ambiental, em todo seu processo histórico, tanto no cenário internacional como no nacional, e a interdisciplinaridade como um nível de interação de disciplinas que busca transformar o ensino tão fragmentado atualmente, numa maneira mais dinâmica voltada para a totalidade. A metodologia do trabalho consistiu na leitura de referenciais teóricos acerca do tema, suas legislações, seus históricos e sua importância para uma educação mais humanizada. O resultado obtido através das leituras mostra que com planejamento, com práticas que envolvam pensamentos mais coletivos e com reflexões acerca de projetos de Educação Ambiental é possível formar cidadãos mais conscientes e críticos de sua situação e de suas ações no mundo.

Biografia do Autor

Luana Mayra Nunes Conrado, UFRN

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Frande do Norte (UFRN).

Victor Hugo da Silva, UFRN

Mestrando da Pós-Graduação em Turismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGTUR-UFRN).

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Publicado

2017-11-09

Edição

Seção

Estudos de Caso