UM ESTUDO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL EM INDÚSTRIA DE TORREFAÇÃO E MOAGEM DE CAFÉ

Autores

  • Carlos Eduardo de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Tatiane Faria Borges Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Érika Monteiro de Souza e Savi Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Renata Mendes de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v5e22016585-610

Palavras-chave:

Desempenho das Empresas, Meio Ambiente, Responsabilidade Social Empresarial.

Resumo

As ações sociais realizadas pelas empresas tornaram-se relevantes nos últimos anos, não só considerando-se a necessidade de assumir responsabilidade social no ambiente em que ela está inserida, mas também contribuindo para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Com isso, entende-se que a gestão das empresas deve ser norteada considerando-se não somente o retorno do investimento aos sócios, mas também atender interesses da sociedade em geral. Esse artigo teve como objetivo verificar as ações de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) em uma empresa do ramo de torrefação e moagem de café. Realizou-se inicialmente o levantamento da base teórica acerca do tema e foi efetuada entrevista semiestruturada com o gestor da empresa. Ao considerar os resultados levantados neste estudo sobre a análise do uso eficaz de energia e água, o que se destacou foi o andamento da instalação de acessórios e dispositivos para economizar água, que poderá melhorar o uso de iluminação, a aplicação de medidas eficientes para gerir e diminuir o consumo de energia e manter uma frota de veículos coletivos e a redução do consumo de água nas áreas externas. Considera-se que há manutenção no sistema de climatização e o conserto regular das fugas de água. A empresa ainda não se aplica o incentivo ao uso de transporte alternativo.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutor em Economia (UFU), Mestre em Engenharia de Produção (UNESP), Graduado em Ciências Contábeis (ITE). É professor adjunto da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Tatiane Faria Borges, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Érika Monteiro de Souza e Savi, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutora em Engenharia de Produção (USP). Professora da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Renata Mendes de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Metre em Contabilidade (UFPR), Graduada em Ciências Contábeis (UFU). Professora da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Downloads

Publicado

2016-11-16

Edição

Seção

Artigos