PERCEPÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DE EDUCADORES DE UMA CRECHE MUNICIPAL LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ - MT

Autores

  • Adriana Paiva de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá Bela Vista
  • Rosana Pereira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v4e22015273-291

Palavras-chave:

Problemas ambientais, educação ambiental, ambiente infantil.

Resumo

Os graves problemas ambientais da atualidade, e, a falta de sensibilização por parte das pessoas sobre as questões ambientais mostram a necessidade da criação de condições para transformações comportamentais e culturais, gerando assim uma nova forma de desenvolvimento para a sociedade, o qual a participação dos educadores é de suma importância. Frente ao exposto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos educadores de uma creche do município de Cuiabá, a respeito da importância da educação ambiental no ambiente escolar infantil. Inicialmente foi feita a aplicação de um questionário investigativo constituído de dez questões objetivas, e posteriormente, promoveu-se a sensibilização dos educadores sobre a importância da educação ambiental por meio de uma palestra, com o intuito de estimular os professores a elaborarem projetos educacionais relacionados à educação ambiental na unidade de ensino infantil em estudo. Os resultados indicaram que apesar dos educadores reconhecerem a importância da prática da educação ambiental no ambiente escolar infantil, a aplicação desta temática tem sido feita com pouca freqüência e sem incentivo dos órgãos gestores. Neste contexto, a capacitação dos professores da educação infantil é de grande relevância a fim de que os educandos sejam estimulados e compreendam o papel de transformadores do mundo em que estão inseridos.

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Publicado

2015-10-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PERCEPÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DE EDUCADORES DE UMA CRECHE MUNICIPAL LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ - MT. (2015). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 4(2), 273-291. https://doi.org/10.19177/rgsa.v4e22015273-291

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