PERCEPÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DE EDUCADORES DE UMA CRECHE MUNICIPAL LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ - MT
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v4e22015273-291Palavras-chave:
Problemas ambientais, educação ambiental, ambiente infantil.Resumo
Os graves problemas ambientais da atualidade, e, a falta de sensibilização por parte das pessoas sobre as questões ambientais mostram a necessidade da criação de condições para transformações comportamentais e culturais, gerando assim uma nova forma de desenvolvimento para a sociedade, o qual a participação dos educadores é de suma importância. Frente ao exposto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos educadores de uma creche do município de Cuiabá, a respeito da importância da educação ambiental no ambiente escolar infantil. Inicialmente foi feita a aplicação de um questionário investigativo constituído de dez questões objetivas, e posteriormente, promoveu-se a sensibilização dos educadores sobre a importância da educação ambiental por meio de uma palestra, com o intuito de estimular os professores a elaborarem projetos educacionais relacionados à educação ambiental na unidade de ensino infantil em estudo. Os resultados indicaram que apesar dos educadores reconhecerem a importância da prática da educação ambiental no ambiente escolar infantil, a aplicação desta temática tem sido feita com pouca freqüência e sem incentivo dos órgãos gestores. Neste contexto, a capacitação dos professores da educação infantil é de grande relevância a fim de que os educandos sejam estimulados e compreendam o papel de transformadores do mundo em que estão inseridos.
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