OS DESAFIOS DO BRASIL FRENTE AO COMÉRCIO INTERNACIONAL ILEGAL DE LIXO

Autores

  • Márcia Zabdiele Moreira Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
  • Ana Zenilce Moreira Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Francisco Correia de Oliveira Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v5e22016398-419

Palavras-chave:

Regulamentações internacionais ambientais, Rejeitos, Resíduo sólido, Comércio Internacional

Resumo

Frente ao crescimento das movimentações internacionais de rejeitos, os países enfrentam desafios e riscos ambientais relacionados às trocas comerciais ilegais que surgem a partir das possibilidades de se comercializar clandestinamente rejeitos como se fossem resíduos sólidos com potencial de serem reciclados e retornarem à indústria como insumo. Assim, o objetivo do estudo consistiu em verificar a origem e o tipo de rejeitos exportados ilegalmente para o Brasil, além de analisar as penalidades aplicadas sobre os responsáveis pela comercialização clandestina. Tratou-se de um estudo qualitativo, teórico-crítico, bibliográfico e documental, fundamentando-se, principalmente na Convenção de Basileia. Como o Brasil é signatário da Convenção e esta proíbe a comercialização de rejeitos, os exportadores estrangeiros e importadores brasileiros buscam formas de burlar a lei e camuflar a mercadoria exportada, tentando enquadrá-la em alguma das categorias legais de mercadoria aceita pela Convenção. Concluiu-se que os desafios relacionam-se à melhoria da fiscalização nos portos brasileiros, pois não somente os estrangeiros, mas também os brasileiros contribuem para essa prática ao viabilizarem a comercialização ilegal de rejeitos para o Brasil, a despeito das consequências danosas ao meio ambiente e ao país.

Biografia do Autor

  • Márcia Zabdiele Moreira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
    Doutora, mestra e graduada em Administração de empresas. Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).
  • Ana Zenilce Moreira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)
    Mestra e graduada em Administração de Empresas. Professora substituta na Universidade Estadual do Ceará (UECE).
  • Francisco Correia de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)
    Pós Doutor em Planejamento (MIT) e em Economia (New Hampshire). Doutor em Administração. Professor Adjunto na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Downloads

Publicado

2016-11-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OS DESAFIOS DO BRASIL FRENTE AO COMÉRCIO INTERNACIONAL ILEGAL DE LIXO. (2016). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 5(2), 398-419. https://doi.org/10.19177/rgsa.v5e22016398-419

Artigos Semelhantes

1-10 de 834

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.