PRECIFICAÇÃO DE CARBONO PARA GERAÇÃO DE ELETRICIDADE A PARTIR DE TERMELÉTRICA A GÁS NATURAL E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA: ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e2022177-191Palavras-chave:
Precificação de carbono, Custo nivelado de energia, Energia Fotovoltaica, Termelétrica a Gás NaturalResumo
As mudanças climáticas se tornaram pautas das discussões internacionais devido às suas consequências como o aquecimento global, causado pelo aumento das emissões de gases de efeito estufa. Dentre as principais fontes de emissão de GEE está o setor energético. Visando estimular a sustentabilidade energética, este projeto apresenta uma comparação entre a geração de energia elétrica a partir de termelétrica a gás natural e de solar fotovoltaica para as escolas públicas do Distrito Federal. Para tal, foi considerado o Levelized Cost of Energy (LCOE) como método para a aquisição de resultados e os custos sugeridos pelo Projeto PMR Brasil para precificação do carbono. O 30° Leilão de Energia Nova foi utilizado como o custo nivelado de energia técnico através dos valores R$ 188,87 para o gás natural e R$ 84,39 para energia solar. Já os custos nivelados de energia ambiental (LCOE Ambiental) levaram em conta as emissões de GEE dos ciclos de vida de cada tecnologia. Os resultados obtidos indicaram um acréscimo no custo do gás natural, em comparação com a energia solar, como forma de refletir seu impacto climático.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.