PRODUÇÃO DE HIDROCARVÕES DE Eucalyptus grandis PARA BIOSSORÇÃO DE AZUL DE METILENO

Autores

  • João Gabriel da Silva Andrade Universidade Estadual de Maringá
  • Carlos Eduardo Porto Universidade Estadual de Maringá
  • Wardleison Martins Moreira Universidade Estadual de Maringá
  • Vagner Roberto Batistela Universidade Estadual de Maringá
  • Mara Heloísa Neves Olsen Scaliante Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v11e02022256-271

Palavras-chave:

Eucalipto, Adsorção, Hidrocarvão, Corante, Adsorvente.

Resumo

Embora o Brasil se destaque na produção de eucalipto (Eucalyptus grandis) ainda não há uma destinação totalmente sustentável para resíduos, ocorrendo geração de milhões de toneladas de resíduos advindos do setor madeireiro. Dessa forma, este trabalho objetiva produzir hidrocarvões por carbonização hidrotérmica de biomassa de eucalipto para aplicações como biossorventes. O preparo dos hidrocarvões foi realizado em meio ácido (EUC-A) e básico (EUC-B) a 200 ou 240 °C, por 12 ou 24 h. Neste estudo, os hidrocarvões apresentaram rendimento variável, sendo a melhor condição a de 200 °C e 24 h. Verificou-se a presença de grupos funcionais correspondentes à celulose, hemicelulose e lignina nas bandas dos espectros de ATR-FTIR. O pH 11,0 apresentou as maiores porcentagens de adsorção, sendo 95% para os hidrocarvões EUC-A e 97% para o hidrocarvões EUC-B. Dessa forma, a hidrocarbonização dos resíduos de eucalipto apresenta grande potencial de destinação como biossorventes, promovendo assim maior sustentabilidade neste setor.

Biografia do Autor

  • João Gabriel da Silva Andrade, Universidade Estadual de Maringá
    Graduado em Engenharia Ambiental, pela a Universidade Estadual de Maringá (UEM), atualmente aluno do curso de pós-graduação em Engenharia Química, pela a Universidade Estadual de Maringá (UEM).
  • Carlos Eduardo Porto, Universidade Estadual de Maringá
    Graduando do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Maringá (UEM), campus regional de Umuarama - PR.
  • Wardleison Martins Moreira, Universidade Estadual de Maringá

    Graduado, mestre e doutor em engenharia química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), participou do Programa de Educação Tutorial - Engenharia Química (PET - EQ) e de projetos de pesquisa relacionados às áreas de Processos de Separação e Sistemas Particulados (UEM), Processos de Separação com Membranas (University of Southern California - USC), Tissue Engineering (Texas Tech University - TTU) e desenvolvimento de biomateriais (UEM e Universidade de Coimbra).

  • Vagner Roberto Batistela, Universidade Estadual de Maringá
    Professor adjunto do Departamento de Tecnologia no Campus Regional de Umuarama da Universidade Estadual de Maringá. Graduação em Química pela Universidade Estadual de Maringá. Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Estadual de Maringá. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Vice-diretor da divisão de Fotoquímica da SBQ (2020-2022). Professor orientador no Programa de Pós-graduação Associado em Sustentabilidade (PSU) da UEM/IFPR. Líder do Grupo de Pesquisa em Físico-Química Orgânica da Universidade Estadual de Maringá/CNPq, sendo as principais áreas de atuação: i) farmacoquímicos; ii) ambiental. Realiza pesquisas sobre os seguintes temas: a) Desenvolvimento de Medicamentos para Terapia Fotodinâmica; b) Fotofísica e Fotoquímica molecular; e c) Tecnologias de Valorização de Resíduos Agroindustriais.
  • Mara Heloísa Neves Olsen Scaliante, Universidade Estadual de Maringá
    Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (1995), mestrado em Engenharia Química (Engenharia de Processos) pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Ciências (Catálise) pelo IQ/UFRJ (2006). Exerce a função de professora no Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá. Atua em pesquisas principalmente nos seguintes temas: Catálise ambiental (fotocatálise), Síntese de zeólitas, Craqueamento catalítico de óleo vegetal, catálise biomimética, reações em meio supercrítico, oxidações, resíduos sólidos.

Downloads

Publicado

2022-01-28

Como Citar

PRODUÇÃO DE HIDROCARVÕES DE Eucalyptus grandis PARA BIOSSORÇÃO DE AZUL DE METILENO. (2022). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 11, 256-271. https://doi.org/10.19177/rgsa.v11e02022256-271

Artigos Semelhantes

1-10 de 13

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.