EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE POR MEIO DA PRODUÇÃO DE SABÃO: RELATOS DE DIFERENTES EXPERIÊNCIAS EXTENSIONISTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v11e02022144-158

Palavras-chave:

Consciência ambiental, Saberes populares, Óleo vegetal residual.

Resumo

No presente artigo relatamos duas ações extensionistas, realizadas no ano de 2020 em seis municípios paranaenses, que envolveram, em comum, a produção de sabão caseiro utilizando óleo vegetal residual. Uma das ações foi desenvolvida, na forma de desafio, com duas escolas da Educação Básica e buscou explorar a relação entre saberes populares e científicos relacionados na produção de sabão caseiro. A segunda ação extensionista, desenvolvida na forma de projeto em parceria com quatro municípios, buscou implementar uma planta piloto que permitisse a fabricação de produtos domissanitários, com destaque para os sabões líquido e em barra. A matéria-prima principal, o óleo vegetal residual, para fabricação dos sabões foi obtida por meio de campanha e conscientização da população. Concluímos que os dois tipos de ações de extensão podem contribuir para o desenvolvimento de consciência ambiental da população.

Biografia do Autor

  • Adriano Lopes Romero, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Campo Mourão.
    Doutor em Educação em Ciências pela Unioeste, mestre em Química pela Unicamp, licenciado em Química pela UEM. Professor de Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Campo Mourão.
  • Stenio Cristaldo Heck, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Campo Mourão.
    Doutorando em Química pela Universidade Estadual de Maringá.
  • Rafaelle Bonzanini Romero, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Campo Mourão.
    Doutora em Química pela Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2022-01-19

Como Citar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE POR MEIO DA PRODUÇÃO DE SABÃO: RELATOS DE DIFERENTES EXPERIÊNCIAS EXTENSIONISTAS. (2022). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 11, 144-158. https://doi.org/10.19177/rgsa.v11e02022144-158

Artigos Semelhantes

1-10 de 967

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.