ANÁLISE MICROBIOLÓGICA E PARASITOLÓGICA DA ÁGUA DE UM AÇUDE LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO ACARAÚ – CE

Autores

  • Júlio César Sousa Prado UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ
  • Gustavo Affonso Pisano Mateus CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ

Palavras-chave:

Água, Coliformes Totais, Coliformes Termotolerantes, Microrganismos, Potabilidade.

Resumo

A água é uma substância de extrema importância para os seres vivos, mas o consumo sem considerar a qualidade pode apresentar riscos para a saúde humana. Neste sentindo, o presente estudo tem objetivo de analisar os parâmetros microbiológicos e parasitológicos das águas do açude São Vicente, que está localizado no município de Santana do Acaraú — CE, e compará-los com os parâmetros estabelecidos pela legislação vigente do Ministério da Saúde. Os métodos utilizados para se chegar a tais fins foram o método dos tubos múltiplos para qualificar e quantificar bactérias do grupo dos coliformes totais e termotolerantes, utilizando também a tabela do número mais provável - NMP, e o método de Hoffman para analisar os parasitas presentes. Os resultados para coliformes totais (CT) variaram de 2,7x10 a 9,0x10², já para coliformes termotolerantes (CTT) variaram 1,7x10 a >1,6x10³ para os 3 pontos selecionados. Os exames parasitológicos evidenciaram a presença de Ascaris lumbricoides, Giardia lamblia, Entamoeba coli, Entamoeba histolyca e Balabtidium coli. Considerando-se os resultados obtidos, é possível afirmar que a água do açude São Vicente é considerada imprópria para o consumo humano baseando-se na legislação vigente. Dessa forma, faz-se necessário a implantação de um sistema de saneamento básico eficiente e a conscientização da população que vive próxima ao açude.

Biografia do Autor

Júlio César Sousa Prado, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ

Graduado em Ciências Biológicas (Bacharel) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Maringá, Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pela faculdade Futura, Especialista em Biologia Celular e Molecular pela faculdade Faveni e discente do curso de Especialização em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará.

Gustavo Affonso Pisano Mateus, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Cesumar (Unicesumar) e Especialização em Docência no Ensino Superior e Análise Ambiental pela mesma instituição. Mestrado e Doutorado em Biotecnologia Ambiental pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Possui experiência na área de Fitossanidade e desenvolvimento de produtos Biotecnológicos aplicados ao tratamento de água e efluentes, em especial com os temas: processos de separação por membranas, nanotecnologia e coagulantes naturais. Atualmente é professor e coordenador de cursos na EAD UNICESUMAR.

Downloads

Publicado

2022-06-01

Edição

Seção

Artigos