MOULAGE E ZERO WASTE FASHION DESIGN: EXPERIÊNCIAS ASSOCIATIVAS EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e0202128-40Palavras-chave:
Moulage, Zero Waste Fashion Design, Modelagem de vestuário, Relato de experiência pedagógicaResumo
O presente artigo visa relatar duas experiências pedagógicas no uso da técnica de moulage (modelagem tridimensional) em associação com o método Zero Waste Fashion Design no desenvolvimento de peças de vestuário. Para tanto, empregaram-se como procedimentos metodológicos: (I) levantamento bibliográfico; (II) registro fotográfico; e (III) memorial descritivo. Os dados foram analisados por intermédio de uma postura epistemológica interpretativista. Isto permite compreender este artigo como uma pesquisa aplicada, qualitativa, descritiva e de campo. O corpo de conhecimento do artigo envolveu uma revisão bibliográfica narrativa e assistemática que introduziu os conceitos de zero waste e de moulage e, em seguida, apresentaram-se os relatos. Diante das práticas descritas, pôde-se observar que a moulage pode servir de estratégia projetual para obtenção de resultados viáveis na transição dos processos produtivos tradicionais para sistemas ecoeficientes. Ademais, as práticas ilustram como é possível criar peças de vestuário sem produzir resíduos sólidos têxteis.Downloads
Publicado
2021-08-03
Edição
Seção
Artigos
Licença
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Como Citar
MOULAGE E ZERO WASTE FASHION DESIGN: EXPERIÊNCIAS ASSOCIATIVAS EM SALA DE AULA. (2021). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 10, 28-40. https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e0202128-40