AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL DO CORREDOR VIÁRIO TRANSOLÍMPICA NO RIO DE JANEIRO - RJ

Autores

  • Diego Rafael dos Santos Peixoto
  • Marco Aurelio Passos Louzada Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.59306/rgsa.v12e12023e9477

Palavras-chave:

Avaliação de impacto ambiental, Estudo de impacto ambiental, Qualidade de EIAs, Gestão ambiental

Resumo

A avaliação de impactos ambientais representa um importante instrumento constitucional da gestão ambiental no Brasil, a partir do qual se tem como objetivo minimizar os impactos ambientais negativos de empreendimentos considerados potencialmente poluidores. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é o principal estudo utilizado, em processos de licenciamento ambiental, para analisar a viabilidade ambiental de atividades ou obras que tenham possibilidade de ocasionar significativa degradação no meio ambiente. Por isso, é considerado um instrumento fundamental para a efetividade da Política Ambiental brasileira. Entretanto, a despeito da importância do EIA, diversas falhas têm sido relatadas nesses estudos, como erros na identificação e avaliação de impactos ambientais e na proposição de medidas que não mitigam os impactos negativos. O presente estudo analisou a qualidade do EIA do Corredor Viário Transolímpica aplicando o Lee and Colley Review Package, uma ferramenta consagrada na avaliação da qualidade de estudos ambientais. A partir dos resultados o estudo foi classificado como insatisfatório devido à diversas falhas, principalmente, na área relativa à identificação e avaliação de impactos ambientais.

Biografia do Autor

  • Diego Rafael dos Santos Peixoto
    Profissional que atua na área de consultoria ambiental, graduado em Ciências Biológicas, especialista em gestão e direito ambiental e mestre em engenharia ambiental.
  • Marco Aurelio Passos Louzada, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ
    Biólogo, Licenciado em Ciências Biológicas (1990), Bacharel (1991), Mestre (1997) e Doutor (2004) em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Titular do IFRJ - Campus Nilópolis (criado à partir do CEFET Química de Nilópolis), desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Possui experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Ambiental; Avaliação de Impacto Ambiental, Licenciamento Ambiental, Recuperação de Áreas Degradadas. Possui experiência em estudos de Manguezais, Restingas e Floresta Atlântica entre outros ecossistemas Brasileiros; mapeamento e caracterização de formações vegetais. Possui experiência na execução e coordenação de projetos diversos.

Downloads

Publicado

2023-03-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL DO CORREDOR VIÁRIO TRANSOLÍMPICA NO RIO DE JANEIRO - RJ. (2023). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 12(1), e9477. https://doi.org/10.59306/rgsa.v12e12023e9477

Artigos Semelhantes

1-10 de 1284

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.