ANÁLISE ECONÔMICA DE SOLUÇÕES PARA REDUZIR O CONSUMO DE ÁGUA POTÁVEL – ESTUDO DE CASO DE UMA RESIDÊNCIA EM JOINVILLE – SC
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020197-217Palavras-chave:
Água. Aproveitamento pluvial. Economizadores de água.Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar as soluções econômicas para reduzir o consumo de água potável em uma residência em Joinville/SC. A pesquisa foi desenvolvida em uma residência unifamiliar, que possuía principalmente equipamentos convencionais. Primeiramente, levantou-se o perfil de consumo, estimado a partir de planilhas que foram preenchidas pelos residentes. Depois realizou-se a análise da redução de consumo com a substituição dos equipamentos convencionais por economizadores. Foram utilizadas as reduções teóricas de arejadores, restritores de vazão e válvula de descarga com acabamento do tipo “Dual flush”. Estudou-se a viabilidade do aproveitamento da água pluvial. Por fim, optou-se por combinar as duas estratégias de redução de consumo de água potável (aparelhos economizadores e o sistema de água pluvial). Estimou-se uma redução no consumo de 21,0%, caso fossem utilizados os equipamentos economizadores, com um retorno financeiro de 52 meses. Para o aproveitamento de água pluvial, a redução no consumo de água potável seria de 29,6%, e um retorno financeiro maior do que 50 anos. Na combinação dos sistemas, a economia financeira seria apenas R$ 2,84 por mês. Concluiu-se que adotar os equipamentos economizadores no lugar dos convencionais é a melhor opção custo-benefício, porém, ambientalmente, a combinação dos cenários seria o ideal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.