A PESQUISA EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA NA DEFINIÇÃO DOS REQUISITOS DE PROJETO PARA A REUTILIZAÇÃO DE ESTRUTURAS METÁLICAS DE MÓVEIS ESCOLARES INATIVOS EM BICICLETÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e0202081-103Palavras-chave:
Requisitos de projeto. Reutilização. Bicicletário. Pesquisa. Móveis escolares.Resumo
O presente trabalho descreve as pesquisas efetuadas para a definição dos requisitos de projeto para o bicicletário a ser desenvolvido por meio da reutilização do mobiliário inativo de uma instituição de ensino superior. Foram executadas duas fases de pesquisa: uma descritiva, onde foram efetuados o inventário, para identificar e quantificar o mobiliário inativo disponível; a busca de similares, para catalogar os projetos e soluções existentes de paraciclos e estruturas de apoio; e a Revisão Bibliográfica Sistemática, para identificar e classificar os elementos de segurança, conforto e os comportamentos promovidos pelo uso de bicicletas. E outra exploratória, na qual o Levantamento foi adotado como procedimento metodológico para interrogar os usuários por meio de questionário e entrevista com formulário. Como resultado, a pesquisa descritiva gerou uma análise comparativa das soluções para bicicletários, caracterizou os serviços locais, definiu as características para a estação de reparos e a plataforma online para o compartilhamento de informações e experiências entre os ciclistas. A pesquisa exploratória reconheceu as características e preferências dos usuários e ciclistas da instituição, os impactos do uso da bicicleta em suas rotinas, os grupos de ciclistas locais e os seus meios preferidos de busca e compartilhamento de informações. Pela análise dos dados obtidos, foi definido um conjunto de critérios de qualidade e requisitos funcionais para guiar a posterior etapa de projeto do bicicletário e das suas estruturas complementares.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.