RECOMENDAÇÕES PARA A VALORIZAÇÃO DA BIODIVERSIDADE LOCAL A PARTIR DAS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS EM HORTAS COMUNITÁRIAS URBANAS
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020898-917Palavras-chave:
Hortas urbanas. Biodiversidade local. Valorização. Comunicação. Plantas Alimentícias Não Convencionais.Resumo
O presente texto discorre, a partir da perspectiva do Design Sustentável, sobre a reorientação dos modelos de cultivo e consumo de alimentos nas iniciativas de Hortas Urbanas em Curitiba. Como objetivo, este trabalho propõe um conjunto de recomendações para projetos que visam contribuir para comunicar os potenciais das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) nativas da região Sul do Brasil e incentivar o seu cultivo e consumo, como uma forma de valorizar a biodiversidade local e promover a autonomia das comunidades participantes destas iniciativas. O estudo foi concentrados na Horta Comunitária do Cajuru, em Curitiba-PR. Este recorte foi determinado em razão do importante papel desempenhado por esta iniciativa que busca introduzir o cultivo das PANCs como estratégia de fortalecimento da segurança alimentar nas comunidades circunstantes. A pesquisa realizada teve um caráter qualitativo e os procedimentos metodológicos adotados para o seu desenvolvimento foram a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, a pesquisa de campo e os levantamentos. Como resultado, este trabalho gerou um compilado de recomendações para a elaboração de ações e iniciativas de comunicação das qualidades das PANCs nativas da região sul brasileira, bem como, orientações para o cultivo sustentável e consumo responsável das PANCs produzidas em hortas comunitárias urbanas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.