A CONTRIBUIÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS NO ATINGIMENTO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: RISCOS, MUDANÇAS CLIMÁTICAS E RESILIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e020209-21Palavras-chave:
Sustentabilidade, Agenda 2030, Desastres Socioambientais.Resumo
Perante todas as problemáticas socioambientais presentes no planeta, é difícil de identificar qual ação deve ser iniciada imediatamente, pois, quando se trata de questões ambientais, do meio biótico e abiótico, até as relações socioculturais, tudo é urgência. As mudanças climáticas por exemplo, tem se tornado um assunto prioritário, pois exigem esforços conjunto entre ações de adaptação e políticas públicas para a busca da resiliência. A partir da perspectiva de que as mudanças devem começar na escala local, este trabalho se propõe a analisar se as políticas públicas do município de Novo Hamburgo, no sul do Brasil, contemplam os objetivos 11 e 13 da agenda 2030, que estão associadas as questões de riscos, mudanças climáticas e resiliência. Deste modo, buscou-se compreender de que forma este local está preparado para se tornar um lugar mais sustentáveis, tendo em vista os riscos ambientais presentes no município, com ênfase para as ameaças relacionadas à deslizamentos e inundações, que podem resultar em desastres naturais. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e um estudo detalhado das políticas públicas do município de Novo Hamburgo, através de análise qualitativa e documental. Em suma, destaca-se a importância de políticas públicas que direcionem um planejamento adequado para que o ambiente se desenvolva economicamente para um crescimento sustentável, principalmente onde possui parte da população vulneráveis com a qualidade de vida afetada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.