SUSTENTABILIDADE E PRÁTICAS AMBIENTAIS NO ÂMBITO HOSPITALAR NO INTERIOR DA REGIÃO AMAZÔNICA

Autores

  • Kaio Vinícius Paiva Albarado Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Liliana Pauline Cavalcante dos Santos Universidade Federal do Oeste do Pará
  • André Mota Pereira Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Maria Francisca de Miranda Adad Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Sandra Maria Sousa da Silva Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e42020927-940

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade nas empresas, Hospital público.

Resumo

Atualmente, observa-se um crescente interesse por temáticas relacionadas as práticas sustentáveis em empresas, destacando-se os hospitais, criados para curar e salvar vidas, porém ao mesmo tempo é considerado um grande poluidor do meio ambiente refletindo na qualidade de vida e saúde da população. A região amazônica rica em recursos naturais sofre com o uso não sustentável de seus recursos. Nota-se a escassez de trabalhos na região amazônica quando o conteúdo são as práticas sustentáveis, principalmente nos hospitais públicos. Esta pesquisa teve por objetivo verificar se há práticas sustentáveis realizadas em um hospital público no município de Santarém, Pará e se essas atividades contemplam algum dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, realizado no Hospital Regional do Baixo Amazonas, através da Observação não-participante com a utilização de uma Diário de Campo. As observações feitas pelos pesquisadores, foram analisadas através da Análise de Conteúdo Categorial à luz de Bardin. Verificou-se a presença de 2 projetos sustentáveis no hospital:  Projeto da Horta Orgânica, onde são reaproveitados restos dos alimentos, frutas, hortaliças, para compostagem na horta; e o Projeto Caracol, que reutiliza os materiais do próprio hospital que seriam descartados, como: o papel que protege as cápsulas de esterilização, rolo de papel e garrafas pet, copos descartáveis, tampas, frascos de medicação e soro. Além desses projetos há a preocupação do hospital com redução do consumo de água através da reutilização da água da osmose reversa da hemodiálise. Pode-se concluir que o hospital pesquisado realiza atividades sustentáveis, visando contribuir com o meio ambiente, sendo reconhecido como um hospital amigo do meio ambiente, contemplando os objetivos 3, 6 e 12 do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Biografia do Autor

  • Kaio Vinícius Paiva Albarado, Universidade Federal do Oeste do Pará
    Enfermeiro pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida-PPGSAQ da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
  • Liliana Pauline Cavalcante dos Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará
    Fisioterapeuta pela Universidade do Estado do Pará. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida-PPGSAQ da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
  • André Mota Pereira, Universidade Federal do Oeste do Pará
    Fisioterapeuta pela Universidade do Estado do Pará. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida-PPGSAQ da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
  • Maria Francisca de Miranda Adad, Universidade Federal do Oeste do Pará
    Economista pela Universidade Federal do Piauí, Doutora em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Oeste do Pará (ufopa).
  • Sandra Maria Sousa da Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará
    Bacharel em turismo. Doutora em ciências (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento – PPGSND/UFOPA) e Docente da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Downloads

Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

Resenhas e pesquisa de campo

Como Citar

SUSTENTABILIDADE E PRÁTICAS AMBIENTAIS NO ÂMBITO HOSPITALAR NO INTERIOR DA REGIÃO AMAZÔNICA. (2020). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 9(4), 927-940. https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e42020927-940

Artigos Semelhantes

1-10 de 1040

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.