O SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO EXÉRCITO BRASILEIRO: CASO DO 7° BATALHÃO DE ENGENHARIA DE COMBATE DE NATAL/RN

Autores

  • Tiago Andrade Batista de Lucena Universidade Federal do Rio Grande no Norte
  • Alice Barros Câmara Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Mariana Medeiros Nunes Universidade Potiguar de Natal (RN)

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e42020608-630

Palavras-chave:

Gestão Ambiental, Sustentabilidade, Exército Brasileiro, Organização Militar.

Resumo

A Gestão Ambiental (GA) busca a melhoria da qualidade das atividades, serviços, produtos e ambiente de trabalho de qualquer organização pública ou privada. O presente trabalho tem por finalidade verificar os benefícios ocorridos em uma Organização Militar (OM) com a implantação de atitudes sustentáveis, identificando os aspectos econômicos, sociais e ambientais que possibilitaram diagnosticar o desempenho ambiental da instituição. O trabalho também possui como objetivo apresentar procedimentos para elaborar e executar um Plano de Gestão Ambiental (PGA) dentro de uma OM. A metodologia aplicada se consistiu em uma pesquisa de campo e um estudo de caso no 7º Batalhão de Engenharia de Combate (7º BE Cmb), localizado em Natal (RN). Foram utilizados indicadores de desempenho ambiental, tais como controle de pesagem de resíduos sólidos, certificados de coleta de materiais recicláveis, certificados de coleta de óleo lubrificante, registros da medição da energia elétrica e manifestos de recolhimento de lâmpadas, pilhas e baterias. Pode-se constatar que as medidas socioambientais implantadas no 7º BE Cmb resultaram na otimização dos recursos naturais e bens públicos.

Biografia do Autor

Tiago Andrade Batista de Lucena, Universidade Federal do Rio Grande no Norte

Biólogo e Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande no Norte. Pesquisa de especialização inclui Gestão Ambiental do Exército Brasileiro. É membro temporário do Exército Brasileiro.

Alice Barros Câmara, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Atualmente cursando doutorado em psicobiologia na UFRN (conceito CAPES 6). Graduação em biomedicina pela UFRN. Mestre em Ciências Biológicas pela UFRN. Estudou na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (Portugal) durante um ano. Possui habilitação em Microbiologia e Imagenologia.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1974-4363

Mariana Medeiros Nunes, Universidade Potiguar de Natal (RN)

Professora de Biologia na Universidade Potiguar de Natal (RN)

Downloads

Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

Artigos