ANÁLISE AMBIENTAL DAS ATIVIDADES DE MINERAÇÃO DA PEDRA CARIRI NO MUNICÍPIO DE NOVA OLINDA – CE

Autores

  • Antônio Hígor Mendes Moraes Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Janeide Ferreira Alencar de Oliveira Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Jefferson Luiz Alves Marinho Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Thays Lorranny da Silva Januário Universidade Regional do Cariri (URCA)

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e2202057-73

Palavras-chave:

Impacto Ambiental, Pedra Cariri, Nova Olinda.

Resumo

Objetivou-se identificar e avaliar os malefícios ambientais causados pelas atividades de extração mineral da Pedra Cariri no município de Nova Olinda, Ceará, e propor propostas de medidas mitigadoras aos impactos da atividade. Este artigo classifica-se como uma pesquisa de campo de caráter exploratório e abordagem qualitativa. O estudo foi realizado na zona rural do município de Nova Olinda, nos sítios Massapê e Pedra Branca na região do Cariri. A avaliação dos impactos ambientais foi baseada no caráter do dano. Com as ferramentas utilizadas foi possível verificar os danos ecológicos causados desde a abertura das frentes de lavra à comercialização do produto final. Os maiores impactos encontrados foram: a poluição ambiental, o uso incorreto dos recursos naturais e destruição de fósseis. Para que haja uma minimização dos impactos ambientais, é preciso realizar treinamentos em gestão ambiental para que todos os envolvidos se conscientizem da importância do descarte adequado e legal de todos os materiais danosos ao ecossistema.

Biografia do Autor

Antônio Hígor Mendes Moraes, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Tecnólogo em construção civil, com habilitação em Topografia e estradas, pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Janeide Ferreira Alencar de Oliveira, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutoranda em Ciências da Saúde, pela Faculdade de Medicina do ABC/São Paulo. Mestre em Tecnologia Ambiental pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco, ITEP. Docente do curso de Tecnologia da Construção Civil na Universidade Regional do Cariri.

Jefferson Luiz Alves Marinho, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutorando em Química Biológica pela Universidade Regional do Cariri. Mestre em Engenharia e Tecnologia Ambiental pela Universidad de Leon - Espanha (2012). Docente do curso de Construção Civil na Universidade Regional do Cariri.

Thays Lorranny da Silva Januário, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduada em Tecnologia em Alimentos pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC-FATEC). Graduanda em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Downloads

Publicado

2020-07-17

Edição

Seção

Artigos