PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS NO BRASIL ANTES E DEPOIS DA RIO+20

Autores

  • Ana Maria Olivo Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).
  • Gilberto Matias Ruffato Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Ieda Margarete Oro Univerisidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
  • Silvio Santos Junior Univerisidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e220212-24

Palavras-chave:

Compras Públicas Sustentáveis, Licitações Sustentáveis, Sustentabilidade.

Resumo

Buscar alternativas para reduzir os impactos ambientais oriundos das atividades produtivas são preocupações na sociedade moderna. Como parte importante desse processo, os governos de alguns países têm procurado mitigar estes impactos, utilizando como estratégia o seu poder de compras, com a aquisição de produtos e serviços que causem o menor dano ambiental possível. O objetivo deste artigo é analisar os avanços das pesquisas sobre Compras Públicas Sustentáveis (CPS), antes e depois da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), realizada em 2012, no Brasil. Quanto aos procedimentos metodológicos, em relação à abordagem do problema é qualitativo. Quanto aos objetivos é uma pesquisa descritiva. Os procedimentos utilizados para a coleta e análise dos dados foram técnicas de bibliometria e análise de conteúdo. Inicialmente foi realizada uma leitura flutuante para explorar os artigos e posteriormente foram analisados conforme características propostas por Bardin (2010): Exaustividade: onde todos os elementos que correspondiam aos critérios incluídos foram considerados; Representatividade: a análise foi feita com uma amostra representativa; Homogeneidade: os critérios para as escolhas foram feitos com técnicas idênticas e; Pertinência: certificou-se de que os dados estavam adequados em relação às fontes de informação. Os achados da pesquisa demonstraram que o campo está em desenvolvimento, embora sob o ponto de vista acadêmico ainda não atingiu a maturidade, pois importantes aspectos relacionados às compras públicas sustentáveis ainda têm sido negligenciados, visto a importância que essa temática representa no atual contexto global.

Biografia do Autor

Ana Maria Olivo, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

Doutoranda em Administração pela Univerisidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Administradora na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Gilberto Matias Ruffato, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Graduação em Administração pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2003), Especialização em Comércio Exterior pela Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC Campus Joaçaba-SC e Mestrado em Administração Estratégica de Negócios pela Universiad Nacional de Misiones-Argentina. Diploma Revalidado pela Unipampa em 06/02/2017. Administrador na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. 

Ieda Margarete Oro, Univerisidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Ieda Margarete Oro -  Doutora em Ciências Contábeis e Administração da FURB. Professora do Mestrado e Doutorado em Administração da Unoesc.

Silvio Santos Junior, Univerisidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Silvio Santos Junior - Doutor em Agronegócio pela UFRGS. Professor do Mestrado e Doutorado em Administração da Unoesc. 

Downloads

Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Artigos