PANORAMA DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NAS ESTATAIS BRASILEIRAS DEPENDENTES: Um olhar sobre o Plano de Gestão de Logística Sustentável

Autores

  • Aline Santos Mesquita UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Sustentabilidade, Políticas Públicas, Logística Sustentável

Resumo

As políticas ambientais brasileiras avançaram gradualmente com a inclusão do desenvolvimento sustentável como princípio constitucional. Nesse contexto de políticas públicas e responsabilidade ambiental, instituições públicas federais necessitam adequar seu fluxo de gestão para promoção do desenvolvimento nacional sustentável. Esse processo de coordenação de fluxos, considerando a proteção ambiental, a justiça social e o desenvolvimento econômico equilibrado, sinaliza para uma gestão pública futura mais eficiente, conforme a logística sustentável vai ganhando força. O presente estudo, quantitativo, de natureza descritiva, exploratória, tem como objetivo identificar a adesão da ferramenta “Plano de Gestão de Logística Sustentável” (PLS), bem como as práticas de sustentabilidade e racionalização atualmente empregadas pelas estatais brasileiras federais dependentes. A metodologia consistiu em pesquisa documental e pesquisa bibliográfica como fontes para a coleta de informações e composição do referencial teórico, além da veiculação de questionário de pesquisa. Os resultados demonstram que a despeito da ferramenta PLS ainda não ser uma realidade para todas as empresas públicas avaliadas, as práticas sustentáveis e estratégias de redução de consumo de recursos naturais já se encontram implementadas em sua grande maioria. Considerando a importância da administração pública como instrumento de influência para os demais mercados, recomenda-se a inclusão da ferramenta de planejamento de logística sustentável ou outra metodologia similar, no planejamento estratégico das instituições públicas para obtenção de resultados a prazos reduzidos. Novos trabalhos podem pesquisar a efetividade da adoção da ferramenta PLS nos demais órgãos públicos relacionados.

Biografia do Autor

Aline Santos Mesquita, UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Especialista em Engenharia Amiental e Saneamento Básico. Graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Estácio de Sá. Responsável Técnica pela Estação de Tratamento de Efluentes / NUCLEP.

Downloads

Publicado

2022-06-01

Edição

Seção

Artigos