O NEXUS ENERGIA-ÁGUA NA ECONOMIA CIRCULAR URBANA: ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE BELÉM, PARÁ, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e12020308-326

Palavras-chave:

Energia Renovável. Painel Solar. Ambiente Urbano.

Resumo

Este estudo objetivou investigar a possibilidade de utilização de estacionamentos para a geração de energia fotovoltaica, visando à promoção do modelo de economia circular urbana na cidade de Belém, no Pará. Trata-se de um estudo de caso sobre a instalação de um conjunto de placas solares fotovoltaicas no estacionamento do Hangar. A partir das análises, foram mapeadas cinco áreas com estacionamentos viáveis para a implantação de sistema fotovoltaico. O Nexus Energia-Água (Nexus EA) identificou a viabilidade da utilização da energia gerada no sistema fotovoltaico em estacionamento para otimizar as atividades de uso da água, preservando os recursos e diminuindo impactos ambientais, conforme determinam os aspectos da economia circular. Evidenciou-se a viabilidade da implantação de estacionamentos solares na área de estudo, tanto pela otimização do uso dos recursos quanto pelo potencial de geração de energia limpa disponível para uso nos empreendimentos.

Biografia do Autor

  • Paulo Vitor dos Santos Gonçalves, Universidade do Estado do Pará
    Discente de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Engenheiro Ambiental, graduado pela Universidade do Estado do Pará no ano de 2017. 
  • Vítor Abner Borges Dutra, Universidade do Estado do Pará
    Discente de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Engenheiro Ambiental, graduado pela Universidade do Estado do Pará no ano de 2017.
  • Paulo Amador Tavares, Universidade do Estado do Pará
    Engenheiro Ambiental formado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) no ano de 2016, tendo cursado perído sanduíche de 14 meses na Limerick Instute of Technology, Irlanda. É, atualmente, bolsista CAPES do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UEPA, com término previsto para fevereiro de 2019.
  • Hélio Raymundo Ferreira Filho, Universidade do Estado do Pará
    Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1982), Mestrado em Tecnologia da Informação - University of Nottingham (1990), Mestrado em Gestion de Systèmes dInformation - Université Pierre-Mendès France (2000) e Doutorado em Ciências de Gestão - Université Pierre Mendès-France (2004), convalidado pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará, Coordena o Curso de Especialização em Logística com ênfase em Sustentabilidade. Atua no Programa de Mestrado em Ciências Ambientais e no Curso de Engenharia de Produção da UEPA.

Downloads

Publicado

2020-04-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O NEXUS ENERGIA-ÁGUA NA ECONOMIA CIRCULAR URBANA: ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE BELÉM, PARÁ, BRASIL. (2020). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 9(1), 308-326. https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e12020308-326

Artigos Semelhantes

1-10 de 733

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)