TRIPÉ DA GOVERNANÇA: PODER PÚBLICO, SETOR PRIVADO E A SOCIEDADE CIVIL EM BUSCA DE UMA GESTÃO INTEGRADA DOS RECURSOS HÍDRICOS

Autores

  • Anderson Dias Brito Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Jéssica Costa Lopes
  • Maria Madalena Souza dos Anjos Neta

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e42019506-522

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Desenvolvimento. Integração.

Resumo

Em razão dos grandes desafios para a sociedade futura, a preocupação com os recursos hídricos se tornou de grande relevância para a elaboração de novos modelos de gestão. A inquietação a respeito da degradação de tais recursos se fundamenta nas práticas que podem causar o desequilíbrio ecológico e impactar no desenvolvimento da sociedade. O presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre o poder público, o setor privado e a comunidade civil para a gestão dos recursos hídricos. O trabalho discute a crise hídrica, os processos de gestão integrados, os problemas da atual governança e apresenta soluções a serem implementadas pelos principais stakeholders, a fim de minimizar os impactos ambientais e sociais futuros. Para tal, é necessário parcerias intersetoriais aliadas a práticas de preservação e compartilhamento efetivo dos mananciais, levando em consideração o viés econômico, sustentável e de inclusão.

Biografia do Autor

Anderson Dias Brito, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduando em Administração pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Discente voluntário do programa de iniciação científica da UESB. Membro do Grupo de Pesquisa em Administração Política (GPAP) da UESB

 

Jéssica Costa Lopes

Mestre em Ciências Ambientais, UESB (2017). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, UNIGRAD (2015). Graduada em Engenharia Ambiental, UESB (2014).

Maria Madalena Souza dos Anjos Neta

Doutora em Planificación Territorial y Gestíon Ambiental, Universitat de Barcelona (2017). Mestre em Administração, UFBA (2005). Graduada em Administração, UESB (1996)

Downloads

Publicado

2020-01-06

Edição

Seção

Artigos