ELEMENTOS PARA UMA SUSTENTABILIDADE URBANA E AMBIENTAL EM BELÉM, PARÁ: UM ENSAIO DA TRAMA VERDE E AZUL

Autores

  • Fernanda da Silva de Andrade Moreira Universidade Federal do Pará
  • Maria Isabel Vitorino Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e22019264-279

Palavras-chave:

Urbanização. Planejamento Urbano. Sustentabilidade Ambiental. Trama Verde e Azul.

Resumo

A partir da revolução industrial o mundo presenciou o progresso econômico às custas da exploração dos recursos naturais e um expressivo crescimento urbano, quase sempre desordenado, com isso as dinâmicas sociais e demandas das cidades estão bastante diversificadas. Uma ponte entre o desenvolvimento necessário para suprir estas demandas e a manutenção deste desenvolvimento é a sustentabilidade urbana. Nesse contexto, o presente trabalho visa estabelecer critérios e elementos fundamentais para que a sustentabilidade seja alcançada na cidade de Belém, através de análise de literatura e artigos pertinentes, apontando, por fim, a adoção da ferramenta da Trama Verde e Azul na Bacia Hidrográfica do Tucunduba, para incorporar e conectar unidades de conservação e complexos ambientais culturais na área, com o intuito de promover a biodiversidade, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental dos citadinos.

Biografia do Autor

Fernanda da Silva de Andrade Moreira, Universidade Federal do Pará

Doutoranda do PPGDSTU/NAEA/UFPA. Mestra em Ciências Ambientais pelo PPGCA/UFPA. Especialista em Direito Público Material pela UGF. Possui graduação em Direito pela UFPA (2003-2008) e em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UFPA (2011-2017). 

Maria Isabel Vitorino, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Ciências Atmosféricas pela Universidade de São Paulo e doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Atualmente é Professora Associada dos cursos de Graduação em Meteorologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará, Belém-PA. 

Downloads

Publicado

2019-06-28

Edição

Seção

Artigos