PLANOS MUNICIPAIS DE CONTINGÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL: AS CONCEPÇÕES DOS ATORES MUNICIPAIS E O MODELO ADOTADO EM SANTA CATARINA

Autores

  • Alessandra Silva Araújo UDESC
  • Mário Jorge Cardoso Coelho Freitas FAPESC
  • Ana Beatriz Bertuzzi UDESC

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v7e02018402-422

Palavras-chave:

Planos de Contingência. Gestão de riscos e desastres. SISDC.

Resumo

O projeto “Instrumentos Municipais de Redução de Riscos e Desastres - IMUN-RRD” (Secretaria do Estado de Defesa Civil de Santa Catarina e Laboratório de Estudos de Riscos e Desastres/Universidade do Estado de Santa Catarina) realizou, em 2017, oficinas de formação junto aos agentes municipais envolvidos na gestão de riscos e desastres em Santa Catarina. As oficinas tiveram, dentre outros, o objetivo de capacitar os agentes para a elaboração dos Planos Municipais de Contingência (PLAMCON). Neste artigo analisam-se as concepções de PLAMCON formuladas pelos participantes, as semelhanças e diferenças entre suas concepções e o modelo incluído no Sistema Integrado de Defesa Civil de Santa Catarina (SISDC), e tiram-se conclusões sobre a contribuição dos planos para a fase de preparação da resposta aos desastres, e do processo de sua elaboração no estado.

Biografia do Autor

  • Alessandra Silva Araújo, UDESC
    Cientista Socioambiental, M. Sc. Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental. Laboratório de Estudos de Riscos e Desastres (LABRED), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bolsista FAPESC.
  • Mário Jorge Cardoso Coelho Freitas, FAPESC
    Biólogo, Dr. em Educação, Pesquisador Sênior em RRD. Bolsista FAPESC. Diretor de Assuntos Internacionais da Associação Brasileira de Pesquisa Cientifica, Tecnologia e Inovação em Redução de Riscos e Desastres.
  • Ana Beatriz Bertuzzi, UDESC
    Graduanda em Geografia. Laboratório de Estudos de Riscos e Desastres (LABRED), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bolsista FAPESC.

Downloads

Publicado

2018-08-15

Como Citar

PLANOS MUNICIPAIS DE CONTINGÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL: AS CONCEPÇÕES DOS ATORES MUNICIPAIS E O MODELO ADOTADO EM SANTA CATARINA. (2018). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 7, 402-422. https://doi.org/10.19177/rgsa.v7e02018402-422

Artigos Semelhantes

1-10 de 1273

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)