PLANOS FAMILIARES DE EMERGÊNCIA: INICIATIVAS EM CURSO EM SANTA CATARINA

Autores

  • Pâmela do Vale Silva (UDESC)
  • Raquel Gouvêa Lucio Bittencourt (UDESC).
  • Gustavo Francischinelli Rittl UDESC
  • Mário Jorge Cardoso Coelho Freitas FAPESC

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v7e02018379-401

Palavras-chave:

Planos Familiares de Emergência. Políticas Municipais em Redução de Riscos e Desastres. Autoproteção.

Resumo

Este artigo aborda o desenvolvimento, aplicação, análise e compreensões sobre os Planos Familiares de Emergência – PLAFE, desenvolvidos no âmbito do projeto Instrumentos Municipais de Redução de Riscos e Desastres – IMUN – RRD e disseminado durante as capacitações realizadas nas Coordenadorias Regionais de Defesa Civil do Estado de Santa Catarina - COREDEC´S de Maravilha, Chapecó, Concórdia e Joaçaba. Após uma breve discussão, sob políticas e instrumentos em RRD, relacionada a aspectos teóricos, conceituais e normativos, analisamos os PLAFE a partir da fala dos participantes, quanto às seguintes dimensões: viabilidade, importância, dificuldades e otimizações. Na discussão, são apresentados quadros síntese elaborados a partir da análise e reflexão sobre os desafios associados ao processo de efetivação de políticas em RRD.

 

Biografia do Autor

  • Pâmela do Vale Silva, (UDESC)
    Geógrafa, Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental, Bolsista FAPESC/ Laboratório de Estudos de Riscos e Desastres (LABRED), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
  • Raquel Gouvêa Lucio Bittencourt, (UDESC).
    Geógrafa, Mestranda em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental PPGPLAN/UDESC, Bolsista FAPESC/ Laboratório de Estudos de Riscos e Desastres (LABRED) e Laboratório de Geoprocessamento (Geo Lab), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
  • Gustavo Francischinelli Rittl, UDESC
    Cientista Social, especializado em Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, Mestrando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental – PPGPLAN/UDESC, bolsista FAPESC/ Laboratório de Estudos de Riscos e Desastres (LABRED), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
  • Mário Jorge Cardoso Coelho Freitas, FAPESC
    Biólogo, Doutor em Educação, Pesquisador Sênior em RRD, Consultor. Diretor de Assuntos Internacionais da Associação Brasileira de Pesquisa Cientifica, Tecnologia e Inovação em Redução de Riscos e Desastres. Bolsista FAPESC

Downloads

Publicado

2018-08-15

Como Citar

PLANOS FAMILIARES DE EMERGÊNCIA: INICIATIVAS EM CURSO EM SANTA CATARINA. (2018). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 7, 379-401. https://doi.org/10.19177/rgsa.v7e02018379-401

Artigos Semelhantes

1-10 de 1272

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.