GERENCIAMENTO DE RISCO NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL: O CASO DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO

Autores

  • Maria Eduarda Nogueira Matos Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria Rita Raimundo e Almeida Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e42020442-463

Palavras-chave:

Licenciamento Ambiental, Rompimento de Barragens, Gerenciamento de Risco, Desastre ambiental.

Resumo

O dia 05 de novembro de 2015 será lembrado pela tragédia do rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, da empresa Samarco, na cidade de Mariana/MG. Este acidente é considerado de grandes dimensões e dos mais graves desastres socioambientais do Brasil. Diante da sua importância, o presente estudo teve como objetivo avaliar o processo de licenciamento ambiental da barragem de Fundão da mineradora Samarco, que foi rompida, com a finalidade de identificar como o risco de rompimento da barragem foi gerenciado. O estudo foi realizado a partir da análise de conteúdo dos documentos componentes de processos de licenciamento. A partir dos dados levantados, foi possível observar que os impactos de um possível rompimento da barragem foram subestimados, tanto pela empresa como pelos órgãos ambientais do Estado, uma vez que a empresa não considerou tal possibilidade de forma significativa e os órgãos ambientais não foram atentos a essa situação, evidenciando uma grave falha no processo de gerenciamento de risco do empreendimento. Diante da importância econômica da indústria mineradora para a economia do Brasil e tendo em vista os inúmeros impactos ambientais inerentes a esta atividade, é necessário que o processo de licenciamento ofereça segurança e garantia de uma gestão de riscos responsável e capaz de dimensionar seu impacto potencial na tentativa de se evitar novas tragédias.

Biografia do Autor

  • Maria Eduarda Nogueira Matos, Universidade Federal de Uberlândia
    Possui graduação em engenharia ambiental pela Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria Rita Raimundo e Almeida, Universidade Federal de Itajubá
    Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Itajubá (2008), mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Itajubá (2010) e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2013). Foi professora na Universidade Federal de Uberlândia e, atualmente, é professora na Universidade Federal de Itajubá. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, atuando principalmente com instrumentos de política ambiental, tais como a Avaliação de Impacto Ambiental e o Licenciamento Ambiental.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GERENCIAMENTO DE RISCO NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL: O CASO DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO. (2020). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 9(4), 442-463. https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e42020442-463

Artigos Semelhantes

1-10 de 1280

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)