AÇÕES SUSTENTÁVEIS E SUAS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO: UMA ANÁLISE ACERCA DO USO DE COPOS DESCARTÁVEIS NO COLEGIADO DE ENGENHARIA ELÉTRICA (CENEL) NA UNIVASF

Autores

  • Cláudio Alberto de Sá Quirino Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Vivianni Marques Leite dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e320203-28

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Copos Descartáveis, Proposições, Univasf, Cenel

Resumo

Este estudo aborda, no viés do Colegiado de Engenharia Elétrica da Univasf (Juazeiro/BA), a relevância estratégica de ações sustentáveis no consumo de copos descartáveis, considerando reflexos na conscientização dos servidores, assim como na redução do consumo dos resíduos. Para tanto, o estudo foi fundamentado em estudo de caso, a partir da análise de dados de uso dos copos descartáveis no lócus de investigação e gastos despendidos com sua aquisição. Da exploração dos dados e do recorte bibliográfico, concluiu-se que, dentre as ações implementadas na Univasf, a exemplo da distribuição de canecas e promoção de campanhas sobre o consumo de copos descartáveis, produziram impactos quanto às metas para uma gestão sustentável, além de refletir nos orçamentos de aquisição deste material, no entanto ainda é preciso estimular mecanismos que conscientizem sobre benefícios da minimização do consumo dos copos descartáveis, tornando essas campanhas mais assertivas. Nota-se, por meio dos estudos, que as ações sustentáveis e a conscientização contínua dos servidores implicam em reflexos positivos nos gastos com a aquisição de copos descartáveis para Univasf e setores acadêmicos. Os dados evidenciam que a quantidade dos copos descartáveis contabilizou um gasto, em 2016, de R$7.271,61, cerca de 9% no orçamento com materiais de consumo na Univasf. Por isso que, analisando o impacto ambiental produzido e custos de aquisição dos materiais, as propostas sustentáveis constituem-se como alternativas viáveis para construir-se uma cultura socioambiental significativa.

Biografia do Autor

Cláudio Alberto de Sá Quirino, Universidade Federal do Vale do São Francisco

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - UNIVASF (2016) / PÓS-GRADUANDO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS (UNOPAR/PETROLINA) / MESTRANDO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (PROFIAP/UNIVASF).

Vivianni Marques Leite dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Engenheira Química

MSc Engenharia Química

DSc Química

Docente do Colegiado de Engenharia de Produção e do Mestrado Profissional em Gestão Pública (PROFIAP/UNIVASF)

Downloads

Publicado

2020-09-30

Edição

Seção

Artigos