CRITÉRIOS A SEREM ADOTADOS NA ADEQUAÇÃO DE ÁREAS PARA DEPÓSITOS DE LAMA DO BENEFICIAMENTO DE ROCHAS ORNAMENTAIS DO MUNICÍPIO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM (ES/BRASIL)

Autores

  • Regina Célia Espinosa Modolo UNISINOS
  • Horlandezan Belirdes Nippes Bragança UFES
  • Mirian Loureiro Fialho IFSC
  • Elenize Ferreira Maciel UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e32017181-200

Palavras-chave:

Resíduo de rochas ornamentais, áreas para depósito de resíduos, lama granítica.

Resumo

Paralelamente ao crescimento da produção e exportação, cresce também a geração de resíduos provenientes dos processos de corte e polimento de rochas ornamentais. Com isso, gera-se a dificuldade da destinação adequada dos resíduos e os impactos ambientais decorridos pela sua disposição final. Este estudo foi realizado no município de Cachoeiro de Itapemirim – Estado do Espírito Santo, Brasil, e tem por objetivo caracterizar o resíduo de lama abrasiva, identificar e diagnosticar áreas aptas para a implantação de depósitos de resíduos provenientes do beneficiamento de rochas ornamentais desta região. O estudo consistiu em duas etapas. Na primeira etapa procedeu-se à caracterização do resíduo de lama granítica, proveniente de uma empresa local. Para a caracterização do resíduo foram coletadas oito amostras, sendo quatro delas, do setor de corte e quatro do setor de polimento. As análises de lixiviação e solubilização destes resíduos foram realizadas de acordo com as Normas Brasileiras 10.005 e 10.006 de 2004. A segunda etapa consistiu em identificar as áreas com adequabilidade para receber estes resíduos, utilizando-se a metodologia de superposição de mapas para a definição de locais adequados para a implantação dos depósitos. Desta forma foram identificadas e mapeadas através de diagnóstico e georreferenciamento, nove áreas aptas a serem usadas como depósitos de resíduo não perigoso de lama proveniente de processos de beneficiamento de rochas ornamentais com características graníticas. Com os resultados deste estudo, torna-se possível a correta disposição final deste resíduo e desta forma, mitigar os impactos negativos ao meio ambiente.

Biografia do Autor

  • Regina Célia Espinosa Modolo, UNISINOS
    Engenheira Agronôma/Universidade Federal do Espírito Santo (2003), Mestrado em Gestão Ambiental, Materiais e Valorização de Resíduos pela Universidade de Aveiro (2006) e Doutora/Universidade de Aveiro, Portugal (2014Professora na UNISINOS.
  • Horlandezan Belirdes Nippes Bragança, UFES
    Professora aposentada do departamento de Botânica do CCAE-Universidade Federal do Espírito Santo. 
  • Mirian Loureiro Fialho, IFSC
    Doutora em Engenharia de Produção, Gestão da Sustentabilidade, Bióloga. Professora do Instituto Federal de Santa Catarina- IFSC.
  • Elenize Ferreira Maciel, UNISINOS
    Mestre em Engenharia Civil pela UNISINOS. Doutoranda pela UFRGS.

Downloads

Publicado

2017-11-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CRITÉRIOS A SEREM ADOTADOS NA ADEQUAÇÃO DE ÁREAS PARA DEPÓSITOS DE LAMA DO BENEFICIAMENTO DE ROCHAS ORNAMENTAIS DO MUNICÍPIO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM (ES/BRASIL). (2017). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 6(3), 181-200. https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e32017181-200

Artigos Semelhantes

1-10 de 1282

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.