ESCOLHA DAS ESPÉCIES BIOMONITORAS E EFLUENTE TÊXTIL

Autores

  • Rivaldo Antonio Jeronimo Universidade Federal Rural de Pernambuco / Agência Estadual de Meio Ambiente
  • Sara Gomes Pinheiro Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Anthony Epifanio Alves Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Alcione Moraes Melo Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Soraya Giovanetti El-Deir Universidade Federal Rural de Pernambuco http://orcid.org/0000-0002-7187-7438

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e32019312-324

Palavras-chave:

Daphnia magna, Scenedesmus subspicatus, Aliivibrio fischeri.

Resumo

O presente artigo analisa três organismos para verificar qual deve ser empregado como biomonitor (método bottom-up). A partir da análise das seguintes espécies: Aliivibrio fischeri, Daphnia magna e Scenedesmus subspicatus. Foram verificadas as características: taxonômia bem definida, tamanho da espécie, identificação por não especialistas, distribuição geográfica, ser abundante, baixa variabilidade ecológica/gênica, possibilidade de uso em laboratório, baixa mobilidade, longo ciclo de vida e característica ecológica bem conhecida. A partir desta, a Daphnia magna foi a que apresentou melhor pontuação nos atributos analisados. Este organismo já é um biomonitor amplamente utilizado para o monitoramento de efluentes têxteis, visto que as análises dos demais organismos podem sofrer interferência da coloração do efluente. 

Biografia do Autor

  • Rivaldo Antonio Jeronimo, Universidade Federal Rural de Pernambuco / Agência Estadual de Meio Ambiente

    Analista Ambiental da Agência Estadual de Meio Ambiente do estado de Pernambuco. Ms. em Engenharia Ambiental com experiência na área de gestão ambiental em microempresas e produção mais limpa além de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica, atuando principalmente com invertase, glucose, fructose e immobilization. Trabalhou com análise microbiológicas da água, atualmente trabalha com Análises Ambientais na área de Ecotoxicologia, mais especificamente com os bioindicadores Daphnia magna e Vibrio fischeri.

     
  • Sara Gomes Pinheiro, Universidade Federal Rural de Pernambuco
    Mestre em Engenharia Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Graduada em Ecologia pela Universidade Federal da Paraíba (2014).Pesquisadora do Grupo de Gestão Ambiental de Pernambuco (Gampe)
  • Anthony Epifanio Alves, Universidade Federal Rural de Pernambuco
    Bacharel em Ciências Biológicas e Mestrando em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, com experiência em monitoramento e ecologia de reservatórios, Zoologia de Invertebrados e estudos ecotoxicológicos atuando principalmente nos seguinte temas: Zoobentos e Zooplâncton de águas continentais e Ensaios ecotoxicológicos.
  • Alcione Moraes Melo, Universidade Federal Rural de Pernambuco
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Especializando em Engenharia de Segurança do Trabalho na POLI/UPE, Graduada em Engenharia Agrícola e Ambiental pela UFRPE, técnico em Segurança do Trabalho pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE (2008). Possui ampla experiência em Saúde, Segurança do trabalho e Meio Ambiente, atuando principalmente nos temas de: Avaliação de Impacto Ambiental, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Licenciamento Ambiental, Prevenção de riscos ambientais, Promoção da Saúde, Gestão de Projetos. Tem interesse nas áreas de Gestão Ambiental, Gestão da Qualidade e Gestão da Produção.
  • Soraya Giovanetti El-Deir, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Professora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental da UFRPE e Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia civil da UFPE, Pesquisadora lider do Grupo de Pesquisa Gestão Ambiental em Pernambuco (Gampe). Atua em Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental (Gestão Integrada de Resíduos Sólidos). Responsável pelas disciplinas "Gestão Ambiental", "Planejamento Ambiental", "Certificação, Normatização e Auditoria Ambiental", " Avaliação do Impacto Ambiental" e "Bioindicadores da Qualidade Ambiental". Membro da Comissão Editorial da UFRPE. Organizadora dos eventos: Congresso Brasileiro Brasileiro de Resíduos Sólidos, Encontro Pernambucano de Resíduos Sólidos - EPERSOL, orcid.org/0000-0002-7187-7438

     

Downloads

Publicado

2019-10-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ESCOLHA DAS ESPÉCIES BIOMONITORAS E EFLUENTE TÊXTIL. (2019). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 8(3), 312-324. https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e32019312-324

Artigos Semelhantes

1-10 de 13

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.