SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEORREFENCIADO, APLICADO AO PROJETO PROSAMIM-1/MANAUS - AMAZONAS

Autores

  • Jose Ednaldo Zane Ferreira Pós Graduação em Processos Construtivos e Saneamento Urbano, Universidade Federal do Pará
  • Aline Maria Meiguins de Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • João de Athaydes Silva Junior Universidade Federal do Pará
  • Ronaldo Lopes Rodrigues Mendes Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v5e22016545-558

Palavras-chave:

Planejamento, web, sistemas de informação.

Resumo

Os sistemas de informação aplicados ao planejamento urbano permitem uma melhor gestão do território, por meio da espacialização das unidades componentes e visualização de suas inter-relações. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um sistema de informações das áreas de atuação do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus - PROSAMIM-1 que auxiliasse o seu dimensionamento no município de Manaus-AM. O PROSAMIM-1 representa um dos projetos de ação ambiental mais significativos dos últimos 50 anos executados na cidade de Manaus, cujo impacto deve ser publicamente disseminado, permitindo assim a maior interação social do projeto. O sistema de informações projetado também tem a função de atuar como um repositório para o registro de sua evolução histórica. A metodologia empregada é associada a uma pesquisa aplicada, com a sistematização das informações do projeto, oriundas das bases e registros produzidos pelos órgãos responsáveis e sua estruturação em um mecanismo de consulta e pesquisa georreferenciado via web. O produto gerado possibilitou a localização visual das áreas do PROSAMIM-1 e a proposição de ações que auxiliem o planejamento urbano e estratégico das áreas do entorno. 

Biografia do Autor

  • Jose Ednaldo Zane Ferreira, Pós Graduação em Processos Construtivos e Saneamento Urbano, Universidade Federal do Pará
    MSc. em Processos Construtivos e Saneamento Urbano
  • Aline Maria Meiguins de Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

    Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1998), especialização em Gestão Normativa de Recursos Hídricos pela Universidade Federal da Paraíba (2007), mestrado em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (2007), com ênfase em análise espacial de bacias hidrográficas. Atualmente é Professora da Universidade Federal do Pará. Tendo atuado como professora da Universidade do Estado do Pará e do Centro Universitário do Pará; e como técnica em recursos hídricos e Coordenadora de Informação e Planejamento Hídrico na Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos hídricos, geomorfologia ambiental, gestão ambiental, sistema de informações geográficas e geotecnia.

  • João de Athaydes Silva Junior, Universidade Federal do Pará
    Graduação em Meteorologia na Universidade Federal do Pará (1999 - 2005), onde foi bolsista de Iniciação Científica no período de 2000 a 2005, atuou como bolsista DTI no Projeto LBA (2005 - 2006); cursou e concluiu o Mestrado em Meteorologia, na Universidade Federal de Campina Grande (2006 - 2008), e posteriormente, cursou e concluiu o Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (2008 - 2012). Participa de projetos de pesquisa atuando na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia Aplicada, Clima Urbano, Conforto Térmico, Micrometeorologia, Agrometeorologia, Instrumentação Meteorológica e Hidrologia em ecossistemas: de Floresta, de Manguezal, Urbanos e outros.
  • Ronaldo Lopes Rodrigues Mendes, Universidade Federal do Pará
    Graduação em Geologia (1996), mestrado em Geofísica (2000) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (2005), sempre pela Universidade Federal do Pará. É professor do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem experiência na área de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, em especial, água subterrânea, água da chuva, indicadores de sustentabilidade e uso da água.

Downloads

Publicado

2016-11-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEORREFENCIADO, APLICADO AO PROJETO PROSAMIM-1/MANAUS - AMAZONAS. (2016). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 5(2), 545-558. https://doi.org/10.19177/rgsa.v5e22016545-558

Artigos Semelhantes

1-10 de 1256

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)