EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PRÁTICA DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Heloisa Regina Turatti Silva Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Paola Egert Universidade do Sul de Santa Catarina -Unisul
  • Carolina Marinho Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v3e12014250-265

Palavras-chave:

Educação Ambiental, oficinas experimentais, sustentabilidade.

Resumo

Trabalhos em Educação Ambiental constituem práticas onde conteúdos dos projetos pedagógicos escolares são abordados de maneira interdisciplinar, facilitando a contextualização dos conhecimentos. A fusão da ciência e tecnologia ao ensino permite esta interdisciplinaridade, criando um espaço para discussões sobre resultados que o avanço tecnológico insustentável trouxe a sociedade. O envolvimento entre acadêmicos de engenharia e alunos de ensino fundamental em ações que insiram todos a práticas educacionais que gerem reflexões e soluções sobre tais problemas é contribuir para uma formação completa destes profissionais. A dinâmica acontece através de “Oficinas Experimentais” aplicadas com o objetivo de motivar os envolvidos para práticas e processos que permitam um desenvolvimento tecnológico sustentável. A validação é alcançada através da aplicação de questionários avaliativos aos alunos participantes. Nestes resultados percebe-se o papel desempenhado pelo trabalho no esclarecimento às crianças sobre ações a serem tomadas na tentativa de trazer soluções aos problemas ambientais presentes em sua vida.

Biografia do Autor

  • Heloisa Regina Turatti Silva, Universidade do Sul de Santa Catarina
    Unidade academica de produção, construção e agroindustria
  • Paola Egert, Universidade do Sul de Santa Catarina -Unisul
    Unidade academica de produção, construção e agroindustria

Downloads

Publicado

2014-05-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PRÁTICA DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL. (2014). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 3(1), 250-265. https://doi.org/10.19177/rgsa.v3e12014250-265

Artigos Semelhantes

1-10 de 1126

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)