AVALIAÇÃO DE CADEIAS LOGÍSTICAS REVERSAS SOB O ENFOQUE DA SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Cristiane Duarte Ribeiro de Souza PET/COPPE
  • Marcio Peixoto de Siqueira Santos PET/COPPE

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v3e2201429-44

Palavras-chave:

Cadeia reversa, sustentabilidade, indicadores

Resumo

Em virtude de uma crescente preocupação com a preservação do meio ambiente e com a qualidade de vida das gerações futuras, tem se buscado atingir o desenvolvimento sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental. Tal preocupação estende-se também as cadeias logísticas reversas. Desse modo, este trabalho teve por objetivo elaborar um procedimento que auxilie governos e tomadores de decisão na avaliação de cadeias logísticas reversas sob o enfoque de sustentabilidade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o conceito de sustentabilidade, suas dimensões, indicadores e sua aplicação a cadeias de suprimento, sejam estas diretas ou reversas.

Biografia do Autor

Cristiane Duarte Ribeiro de Souza, PET/COPPE

Doutoranda em Engenharia de Transportes pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia COPPE/UFRJ, com mestrado em Engenharia de Transpote pelo PET/COPPE/UFRJ (2011) e graduação em Administração pela Universidade Estácio de Sá (2007) e Tecnologia de Processamento de dados pela Universidade do Grande Rio (2002). Possui experiência em comércio e transporte de carga. Temas de interesse: transporte, energia e meio ambiente, logística e planejamento de transporte.

Marcio Peixoto de Siqueira Santos, PET/COPPE

Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976), mestrado em MSc Transport Planning - University of London (1981), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em PhD Transport Engineering - University of London (1987). Atualmente é professor associado do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena o Planet - Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e o MTB, curso de pós-graduação executiva em Engenharia de Transportes. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de transportes, análise e avaliação de políticas públicas de transporte, planejamento estratégico de transportes e infra-estrutura de transportes e desenvolvimento regional.

Downloads

Publicado

2014-11-11

Edição

Seção

Artigos